Brasil 247
O CNA poderá ser forçado a fazer um acordo com um ou mais partidos para governar
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Reuters - O Congresso Nacional Africano parecia a caminho de perder a maioria parlamentar que detém há 30 anos, mostraram resultados parciais das eleições nacionais da África do Sul, no que seria a mudança política mais dramática desde o fim do apartheid.
Com resultados de 11,3% das assembleias de voto, a percentagem de votos do CNA nas eleições de quarta-feira (29) era de 42,8%, com a Aliança Democrática (DA) pró-empresarial obtendo 25,6% e os Combatentes da Liberdade Econômica Marxistas (EFF) com 8,3%. mostraram dados da comissão eleitoral.
Se os resultados finais se assemelharem ao cenário inicial, o CNA será forçado a fazer um acordo com um ou mais partidos para governar - uma situação que poderia levar a uma volatilidade política sem precedentes nas próximas semanas ou meses.
Com base nos primeiros resultados, prevê-se que o CNA tenha cerca de 42% dos votos quando a contagem terminar, de acordo com o Conselho de Investigação Científica e Industrial, que forneceu projeções à emissora estatal SABC.
Nas eleições anteriores, em 2019, o CNA obteve 57,5% dos votos, com 20,8% para o DA e 10,8% para a EFF, numa participação de 66% dos eleitores registados, que a comissão já disse ser provavelmente maior desta vez.
Segundo a constituição da África do Sul, a recém-eleita Assembleia Nacional elegerá o próximo presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário