25/06/2024

Veja o que pode mudar com a decisão do STF sobre o porte de maconha

 


Brasil 247

De acordo com informações do CNJ, há pelo menos 6,3 mil processos suspensos aguardando uma posição das autoridades brasileiras em relação ao tema

Maconha
Maconha (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Supremo Tribunal Federal formou maioria para a descriminalização do porte de maconha. A decisão não envolve o tráfico de drogas, crime previsto em lei, com pena de 5 a 20 anos de prisão. De acordo com informações do Conselho Nacional de Justiça, há pelo menos 6,3 mil processos suspensos aguardando uma posição das autoridades brasileiras em relação ao tema. 

O Congresso Nacional também analisa o assunto. O Senado emitiu posição pela criminalização. A pauta está na Câmara e, mesmo que seja aprovada, não há impedimento para ser seja questionada no Supremo.

A proposta aprovada no Congresso não definiu uma quantidade para determinar o que é uso individual e o que é tráfico. Segundo a Lei de Drogas, de 2006, o juiz precisa avaliar se o entorpecente é para uso pessoal ou para a venda. O plenário do STF vai fazer nesta quarta-feira (26) o detalhamento da conclusão do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário