Agência Gov | Via MPor
Evento marca a retomada de voos comerciais no principal terminal da região Sul, que recomeçará com capacidade para receber 128 voos diários provenientes de rotas nacionais
Depois de mais de 160 dias sem receber voos comerciais por conta das fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o aeroporto Salgado Filho, maior terminal em termos de movimentação de passageiros da região Sul, voltará a receber operações aéreas.
A reabertura oficial do sítio aeroportuário será feita às 10h desta sexta-feira (18/10), com presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, além de autoridades do setor aéreo e de parlamentares do estado.
Neste primeiro momento, o aeroporto terá capacidade para receber 128 voos diários provenientes de rotas nacionais, que serão realizados entre 8h e 22h. A operação parcial ocorrerá com a pista reduzida, com 1.730 metros. Na próxima segunda-feira (21), dia de retomadas das operações, estão previstos até agora cerca de 71 voos confirmados.
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a previsão é que a retomada integral das operações ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pouso e decolagem de aeronaves será utilizada em sua totalidade, momento que retornará também as operações de voos internacionais.
Fechado no dia 3 de maio, o aeroporto Salgado Filho permaneceu por semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersa. Para retornar as operações aéreas cumprindo todos os critérios internacionais de segurança, o Governo Federal e a Fraport montaram um plano de recuperação da infraestrutura.
No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros, dos voos realizados na Base Aérea de Canoas, localizada a aproximadamente 10 quilômetros de distância do Salgado Filho.
Tudo sobre as ações do Governo Federal no RS em uma única página. Acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário