Em nota oficial, presidente da República diz que memória é também "gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje"
![Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto: 'Nunca mais', diz Lula em nota Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto: 'Nunca mais', diz Lula em nota](https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202501/lula-dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto/@@images/1e2015f5-0187-48cc-a357-50ea74de301f.jpeg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma em nota divulgada nesta segunda-feira que recordar os horrores do holocausto é mais do que um ato de memória. "É um gesto de compromisso com a humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje", diz Lula.
A mensagem do chefe de Estado brasileiro marca a passagem dos 80 anos da libertação dos sobreviventes do campo de Auschwitz. E que faz do 27 de janeiro o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Auschwitz foi uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polônia em áreas anexadas pela Alemanha Nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Apenas em Auschwitz foram mortas aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. Além dos judeus, minorias como pessoas LGBTI+, ciganos, pessoas negras, pessoas com deficiência, entre outras, foram também perseguidas e mortas não somente em Auschwitz, mas também nos demais campos de concentração.
A perseguição antissemita dos nazistas começou em 1933. Naquele ano, o regime chefiado por Adolf Hitler venceu as eleições e deu início a uma perseguição aos judeus – tomando-lhe bens, liberdades e direitos. A violência se agravou a partir de 1939, quando os nazistas invadiram e ocuparam a Polônia, deportando judeus e criando áreas para separá-los do restante da população. Nos anos seguintes seria intensificada a campanha de extermínio.
Há exatos 80 anos, em 1945, o campo de Auschwitz foi libertado pelo Exército Vermelho, da antiga União Soviética. Pela manhã, Lula conversou por telefone com presidente russo, Vladimir Putin, que convidou o líder brasileiro russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. O evento será em 9 de maio, e Lula sinalizou intenção de comparecer.
Leia a íntegra da mensagem divulgada por Lula
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazista de Hitler.
Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje.
Como presidente do Brasil, renovo meu compromisso com a luta contra o antissemitismo e contra todas as formas de discriminação.
Nunca mais.
Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário