31/07/2025

Conferência de Políticas para Mulheres será em setembro, em Brasília

 


Agência Brasil

Anúncio foi feito pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes
Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 31/07/2025 - 17:45
Brasília
Brasília (DF) 31/07/2025 - A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participa do programa Bom Dia, Ministra  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Versão em áudio

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, produzido pelo Canal Gov, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, adiantou que a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM 5) será realizada em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro, após 10 anos de ausência.

Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, a ministra projeta que a plenária nacional reúna 3,5 mil mulheres na construção do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. 

"Nós sairemos dessa conferência [nacional] com as diretrizes para o Plano Nacional, onde, concretamente, teremos as prioridades que nós temos que cumprir e fazer políticas públicas que terão que ser implementadas e ampliadas".

A ministra disse que deseja anunciar na conferência a adesão dos 100% dos estados ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios. 

"Isso é o mínimo que cada estado pode fazer quando tem compromisso com a vida das mulheres", defendeu.


>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O encontro nacional será resultado de uma ampla mobilização que ocorre em todo o país até o fim de agosto, com a realização das conferências estaduais de Políticas para as Mulheres nas 27 unidades da federação, após as etapas municipais.  

"Cada estado vai fazer a sua conferência estadual para falar dessas realidades, das especificidades de cada estado, onde as mulheres estão, como elas vivem, que tipo de situação estão vivendo e quais prioridades nós temos que abraçar", explicou sobre o processo corrente de escuta.

Confira as datas das conferências estaduais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário