Secretaria define interventor para o Conjunto Hospitalar em Sorocaba



Luis Claudio de Azevedo Silva é o atual diretor executivo do Instituto da Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo

Da Redação / TV Tem - com Ascom. da Sec. de Saúde
·         A-
·         A+
A secretaria de Saúde divulgou o nome do interventor que ira investigar o esquema de plantões "fantasmas" que acontecia no Conjunto Hospitalar em Sorocaba. O interventor será o médico e atual diretor executivo do Instituto da Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, Luis Claudio de Azevedo Silva. Ele terá como atribuição, num prazo de 60 dias, fazer um diagnóstico da situação assistencial e administrativa do hospital.

A secretaria de Saúde do estado de São Paulo determinou ainda a implantação obrigatória de sistemas de ponto eletrônico nos hospitais ligados à pasta e também foi estabelecido prazo de 90 dias para que os hospitais se adaptem ao meio eletrônico do controle de expediente de seus funcionários.

Além disso, a Secretaria estabeleceu que os plantões dos médicos, enfermeiros e outros profissionais sejam registrados de forma distinta ao da carga horária regular de trabalho dos profissionais nas unidades aos quais estão vinculados.

O objetivo da determinação é modernizar a gestão e proporcionar maior clareza e transparência na administração do expediente dado pelos servidores da pasta. Hoje cerca de 30% dos hospitais de administração direta da Secretaria possuem sistema de ponto eletrônico.

Também foi determinada a realização de uma auditoria em todos os hospitais onde há a realização de plantões médicos, para verificar como eles estão sendo feitos, qual o controle que cada hospital tem sobre eles e quais os médicos que vem realizando plantões na rede, de modo a identificar possíveis falhas e corrigi-las. A pasta já solicitou que todos os hospitais encaminhem um levantamento prévio sobre plantões feitos nos últimos três anos.

A Secretaria irá investir cerca de R$ 60 milhões para ampliar e modernizar as instalações do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, a partir do segundo semestre deste ano. Os recursos serão utilizados na construção de um prédio de internações totalmente novo, anexo ao Hospital Regional, que contará com 220 leitos, dos quais 40 de UTI, centro cirúrgico com seis salas e serviços de radioterapia e hemodinâmica. As novas instalações, que ficarão prontas em 18 meses, deverão ampliar em até 80% a capacidade de realização de cirurgias no complexo.

Um dos oito coordenadores da pasta, Ricardo Tardelli, responsável pela Coordenadoria de Serviços de Saúde, pediu demissão do cargo nesta segunda-feira, 20 de junho, alegando que sua saída facilitará todo o processo de investigação sobre a realização de plantões nos hospitais estaduais. Ele nega que tenha conhecimento de qualquer esquema organizado envolvendo fraudes nos plantões médicos. O nome do novo coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria será definido nos próximos dias.

Postar um comentário

0 Comentários