Polícia detém sete suspeitos no Complexo do Alemão, no Rio; mediador tenta rendição

A polícia deteve sete suspeitos na tarde deste sábado na entrada da favela da Grota, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Policiais e soldados do Exército cercam o local desde ontem, quando uma operação ocupou os principais acessos ao conjunto de favelas.
De acordo com a PM, os suspeitos foram levados à 21ª DP (Bonsucesso) para averiguação, já que estavam sem documentos.

No início da tarde, a polícia definiu o local em que os traficantes que fugiram da Vila Cruzeiro, palco de uma operação na quinta-feira (25), podem se entregar. O ponto escolhido foi a esquina da rua Joaquim de Queiroz com a estrada do Itararé --mesmo local onde os sete suspeitos foram presos.

No local, a PM estacionou dois micro-ônibus e um caminhão-base, espécie de escritório do Comando Geral. Veículos blindados também foram posicionados.
A polícia espera que os criminosos escondidos no Conjunto do Alemão entreguem suas armas e se rendam, mas não descarta uma incursão aos morros --não revela quando isso pode ocorrer. Veículos blindados e tropas continuam posicionados nos acessos às favelas.

MEDIADOR

O coordenador do AfroReggae José Júnior continuava no local por volta das 15h50, tentando negociar uma rendição dos traficantes. Ele entrou no Complexo do Alemão de manhã, tentando evitar um confronto que pode provocar um elevado número de mortes.

Desde 1993, ele criou a ONG que atua na em favelas do Rio abrigando e empregando ex-traficantes dispostos a abandonar o crime. Ele e outros mediadores de conflitos atuam para evitar confrontos que prejudiquem a vida de moradores das comunidades.

O comandante-geral da PM do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, disse neste sábado que a polícia pode invadir o Complexo do Alemão "a qualquer momento". Segundo o oficial, a decisão já está tomada e não há possibilidade de se voltar atrás.
"Temos toda a superioridade. Não há hipótese de os traficantes serem bem sucedidos. Eles devem se entregar, essa é a hora. Depois que entrarmos, as coisas serão complicadas", afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários