Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde de São Roque, foi apresentado um relatório da administração da Santa Casa, onde continha um déficit acumulado e sobre o qual a administradora não conseguiu responder o questionamento feito por um dos conselheiros.
Foi feita a solicitação para que se apresente o demonstrativo do valor na próxima reunião. Mas, segundo uma fonte, o montante do rombo seria de R$ 600.000,00 em virtude da falta de repasse por parte da Prefeitura. Ainda, segundo a mesma fonte, estão pagando contas referentes ao mês de outubro com entradas do mês de novembro. Isto vem acontecendo pelo desrespeito com que o Poder Público trata o convênio celebrado entre a Administração Municipal e a Santa Casa,
Outra questão intrigante é que a Deputada Estadual, Ana do Carmo, indicou uma ONG para que a Hemodiálise passasse a funcionar no prédio construído há dez anos para este fim, e que continua parado, sofrendo com as marcas do tempo. A entidade esteve reunida com o antigo Provedor, Sr. Etelvino Nogueira, com o objetivo de realizar este serviço e assim minimizar o sofrimento de nossa população. Porém, o Prefeito chamou para si a responsabilidade do encaminhamento, e o Diretor de Saúde, Sr. Alexandre Silveira, acabou colocando o projeto na gaveta. Antes de engavetá-lo, porém, chamou a médica nefrologista responsável pelo projeto da ONG e apresentou um pouco da biografia de nosso Prefeito. Sem entender o porquê, a referida médica reiterou o que já havia apresentado ao Sr. Efaneu, ou seja, a instalação de quinze máquinas, o valor da locação que seria estipulado, além de dotar a nossa Santa Casa de uma UTI, para que o serviço pudesse então passar a funcionar.
Até agora ONG aguarda uma resposta da Administração Municipal, e, nós perguntamos; até quando nossa população será penalizada com a falta deste serviço essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário