Bullying, você sabe o que é isso?




do Jornal da Estância
Iniciativas regionais para combater um problema mundial.

Embora o bullying seja um termo da língua inglesa, que se refere ao verbo “ameaçar” “intimidar”, este é um problema mundial, e que afeta todas as faixas etárias e classes sociais. Porém, a maior incidência desse problema ocorre entre os jovens em idade escolar.
Bullying pode acontecer em qualquer ambiente em que as pessoas interajam, e consiste em agressões físicas ou verbais, de caráter repetitivo, feita por um ou mais indivíduos, dentro de uma relação desigual de poder.

Essas agressões ocorrem sem um real motivo aparente, e pode ter sérias conseqüências, como isolamento social e até mesmo o suicídio por parte do agredido.

O bullying pode começar com um simples apelido pejorativo. Quem nunca teve um apelido naquela fase escolar, que odiava? Os motivos podem variar, como por exemplo, imperfeições físicas ou alguma característica que fuja do padrão tido como normal. Entretanto, o que aparentemente possa ser considerado como uma brincadeira, pode tornar-se um pesadelo na vida de quem sofre com o mesmo.

Primeiramente, a criança isola-se dos demais e posteriormente recusa-se até a ir à escola, o que se torna extremamente prejudicial. O medo e a vergonha impedem que essa criança interaja com as demais, atrapalhando seriamente seu desenvolvimento. Alguns traumas nessa fase podem perdurar pela vida toda, tornando essa criança um adulto com sérios problemas psicológicos e de relacionamento.

A morte também pode ser uma conseqüência desses traumas, sendo pelo suicídio ou pela agressão física.

No Brasil, recentemente, tomamos conhecimento de um caso que ocorreu no estado de Alagoas. Um garoto, por meramente mudar seu corte de cabelo, foi motivo de agressões físicas, o que levaram ao seu falecimento. A escola já havia tomado conhecimento por parte da família, mas como não deu importância ao caso, por se tratar de uma “brincadeira de criança”, não interveio para que o caso não tivesse este desfecho trágico.

São Roque caminhando contra o preconceito, Sanção da Lei sobre o Bullying escolar

Em setembro de 2010, São Roque deu o primeiro passo na luta contra o preconceito. A lei nº 3.509, de autoria do vereador Milton Brasil Cavalcanti (Tio Milton), prevê a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar, no projeto pedagógico elaborado pelas escolas municipais de educação básica do município.

O projeto, visando à prevenção, implica em capacitar docentes e equipe pedagógica para a orientação e solução do problema. Isso abrange todos os envolvidos em situação de bullying, para assegurar o seu desenvolvimento e a harmonia no ambiente escolar, incluindo a família. Ademais, ações como palestras, debates, distribuições de cartilhas de orientação aos pais, alunos e professores serão outras iniciativas a serem realizadas.

Cabe agora ao Departamento de Educação fazer a análise e implantação do projeto, bem como o seu contínuo acompanhamento.

O primeiro passo foi dado, pois a conscientização deve começar desde cedo, nas escolas de educação infantil e ensino fundamental. Desde o momento em que a criança começa sua socialização, ela tem que compreender que cada indivíduo possui a sua singularidade e que temos que respeitar as nossas diferenças e aprender a conviver com elas da melhor maneira possível.

Que sirva de exemplo para outros governantes da região, e que esta semente possa se expandir, crescer e criar bons frutos para uma sociedade mais justa e igualitária.

Postar um comentário

0 Comentários