Nos últimos dez anos a população de São Roque cresceu de 67.040 para 78.873 habitantes, um crescimento percentual de 18,4%. Neste mesmo período houve um crescimento da frota veicular da ordem 80,18%, ou seja, a frota de veículos saltou de 16.858 para 30.374, até os dez primeiros dias de novembro 2010. É importante salientar que passaram a circular em nosso espaço urbano mais 13.516 veículos neste período.
Se estabelecermos uma média para estes dez anos, vamos descobrir que a cada ano 1.351 veículos passaram a circular por nossas vias públicas. Se de um lado isto demonstra o crescimento econômico e social pelo qual o País passou neste espaço de tempo, por outro, fica claro que nossa cidade não preparou sua infra-estrutura urbana para este crescimento.
Quando da aprovação do novo Plano Diretor, que definia para onde a cidade deveria crescer pelos próximos anos, será que a empresa contratada para o desenvolvimento do mesmo não previu este crescimento. O que nos parece fazendo uma avaliação mais detalhada é que ele foi construído por tecnocratas que não conheciam nossa realidade. Já que, São Roque é uma cidade de 354 anos, e sua área central restringe-se a uma pequena parcela em relação ao tamanho do município.
O que temos visto nos últimos quatro anos é um total estrangulamento das vias centrais da cidade, pois nossa Administração Municipal não tem desenvolvido uma política de urbanização que consiga abrigar adequadamente os veículos que transitam pelas nossas ruas centrais. A falta de estacionamento nesta região é latente, o escoamento de veículos em qualquer horário que seja não acontece de maneira adequada, causando vários problemas sejam para pedestres, motoristas e comerciantes. A regulamentação da Zona Azul não resolveu o problema, já que ela é mal fiscalizada, e o que deveria funcionar em sistema rotativo acaba não acontecendo.
Não adianta só pintar faixas ou mudar a mão de direção desta ou daquela via, o que precisamos é de uma política urbana que cumpra aquilo que foi estabelecido no Plano Diretor, ou seja, que a área comercial da cidade acompanhe o crescimento populacional e principalmente consiga absorver o aumento da frota de veículos.
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