Inmet prevê mais chuvas para a região Sudeste até o fim de semana

Brasília - A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, além de chuva forte em São Paulo, até o fim de semana.
A meteorologista do Inmet Odete Chiesa explica que o aumento no volume de chuvas é provocado pela frente fria que está sobre a Região Sudeste, formando a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul. “Existe um bloqueio que não deixa a frente fria voltar para o Oceano Atlântico. A massa de ar que vem da região amazônica se une à frente fria, piorando a situação”, diz.
A Região Sudeste tem sido castigada por fortes chuvas desde o início do ano. Ontem (12), foi um dia caótico para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a Defesa Civil, o número de mortos na região serrando do Rio subiu para 351.
Em Minas Gerais, a situação também é crítica. Os municípios de Guaraciaba, Inhapim, Maria da Fé e Itamonte decretaram situação de emergência devido a enxurradas e inundações. De acordo com a Defesa Civil do estado, foram contabilizados, até a manhã de hoje (13), 15.630 desalojados, 2.295 desabrigados, 72 feridos e 16 mortes.

Postar um comentário

0 Comentários