Notificações de casos de dengue disparam em São Roque neste começo de 2011




do jornal da estância

Os números de casos de dengue chegaram a níveis alarmantes neste início de 2011, em todo o País.  Se compararmos com o mesmo período do ano passado só no estado de São Paulo os casos triplicaram.   Em São Roque embora se tenha uma estrutura invejável na prevenção e no combate ao mosquito, para se ter uma idéia, o número de notificações em 2010 foi de 43 com 20 casos confirmados.  Somente nos primeiros 50 dias de 2011 tivemos 21 notificações com 4 casos a confirmar.  Fomos ouvir o Diretor de Saúde da Prefeitura, Dr. Alexandre Silveira, e a Dra. Daniela Carolina, Chefe da Vigilância Sanitária, que falaram das ações que estão sendo desenvolvidas em nossa cidade para que a doença não acompanhe os níveis alarmantes do País.
JE – Neste ano os números de casos de dengue explodiram em todo o País. No estado de São Paulo comparando com o mesmo período de 2010 os casos triplicaram. Qual é a situação em São Roque?
ALEXANDRE – Tivemos alguns casos neste ano nada muito grande, pois nosso trabalho de prevenção focado principalmente na eliminação do mosquito transmissor é realizado há muitos anos.  Sempre contamos com o apoio da imprensa, além de contarmos com uma equipe de agentes de controle de vetores permanente.  Oferecemos treinamento, e condições de trabalho a estas pessoas.  Nossa cidade demorou dez anos para ser declarada infestada pelo mosquito, é um longo período e isso se deve a prevenção.  Tanto a erradicação quanto a prevenção dependem de um trabalho conjunto aonde a comunidade tem papel fundamental.
Em 2010 durante todo o ano nós tivemos 43 notificações e 19 casos confirmados.  Em 2011 já são 21 notificações e nenhum caso confirmado embora temos 4 a confirmar.
JE – Como tem sido a recepção da população aos agentes vetores?
ALEXANDRE – Ainda existe resistência, principalmente na área central da cidade.  Nos bairros a recepção é muito melhor.  As pessoas têm medo de assaltos, golpes, e nós pedimos que as pessoas em caso de dúvida liguem para zoonoses pelos telefones 4784-8551 ou 4784-4894.
JE – Com o aumento de notificações, que providências estão sendo tomadas?
ALEXANDRE – Em 2011 redobramos o cuidado para que não haja proliferação, queremos afastar qualquer suspeita, o trabalho nao muda, em nosso cronograma os agentes voltam a mesma casa de 3 em 3 meses, dispomos de equipamentos e pessoal treinado.
JE- Quais as recomendações para a população em geral?

ALEXANDRE – A população não pode se acomodar e esperar tudo do poder público, cada um deve fazer sua parte, a palavra é prevenção.  Você não precisa esperar o agente visitar sua residência para eliminar aquela água parada, o recipiente da chuva, pneus, garrafas e tudo aquilo que acumula água.  Se cada um fizer este trabalho evitando o criadouro, mesmo que o doente apareça não haverá mosquito para a transmissão.  A doença para na pessoa.  É muito mais barato combater o mosquito do que tratar o doente.

Postar um comentário

0 Comentários