do jornal da estância
por Kika Rosas (educadora)
Escolhi esse tema porque estamos vivendo um período onde a educação de filhos e alunos está confusa, perdida e até distorcida.
Os valores que antes eram tão claros e seguros, hoje são questionados, frágeis e em alguns casos, obsoletos, mas sempre ouvi que quando tiramos algo, precisamos colocar outro no lugar e isso não está acontecendo.
Então, qual é o sentido de educar? Precisamos de pessoas capazes, críticas, conscientes, preparadas para enfrentar com destreza o mundo globalizado. E?
E então, vejo que não estamos preparados nem para lidar com nós mesmos e com nossas frustrações, que dirá educar outro ser. Precisamos repensar nossas próprias ações e escolhas, avaliando constantemente se estamos fazendo o certo. Isso mesmo, porque saber o que é certo, todo mundo sabe, mas não pratica.
Hoje penso que o sentido da educação é conscientizar a criança do verdadeiro valor do respeito, da dignidade, da ética moral e pessoal, da importãncia de se viver bem com quem convive. Isso é difícil? Não, afinal, todos sabem o que é certo!
(educadora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário