Outono começou no domingo (20), às 20h21min

Sob influência do La Niña, estação deve apresentar chuvas dentro da média

Às 20h21min do último domingo (20) começou o outono, trazendo temperaturas mais amenas para todo o Estado de São Paulo. O horário de início astronômico da estação coincide com o momento em que o sol ilumina igualmente os dois hemisférios do planeta. Neste período, os dias e as noites passam a ter praticamente a mesma duração.

Por ser uma estação de transição entre o verão, que é quente e chuvoso, e o inverno, que é frio e seco, o outono agrega características de ambas as estações. O tempo muda gradativamente, mas no início do outono, ainda poderemos observar temperaturas elevadas principalmente no período das tardes.

Quanto às condições climáticas, a estação deve transcorrer sob influência do fenômeno La Niña (resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico), que deve atuar com intensidade moderada até meados do mês de junho. De acordo com os modelos numéricos de previsão, as chuvas tendem a ficar dentro da normal climatológica, ou seja, dentro do volume esperado. No mesmo período, tanto as temperaturas máximas quanto as mínimas devem ficar acima da média. 

Além da grande amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas registradas no mesmo dia, o outono deve apresentar maior incidência de entradas de massas de ar frio, que ocorrem sempre após a passagem de frentes frias.

Outra característica importante da estação é a redução gradual das chuvas. O regime de precipitação deve variar durante os meses, e as chuvas, na maioria das vezes, serão causadas pela passagem de frentes frias. De uma forma geral a partir de agora as chuvas começam a ocorrer de forma irregular, alternando períodos mais chuvosos com períodos mais secos.

Por último, vale também lembrar que a umidade relativa diminui, condição que favorece o retorno dos problemas respiratórios e a formação de queimadas. Também haverá maior frequência de nevoeiros, e o risco de geadas aumenta a partir da segunda quinzena de abril.

Michael Rossini Pantera - Meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários