Tem início o 2º Simpósio Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social




Ampliar o conhecimento e a compreensão crítica de movimentos sociais, entidades e pastorais sociais sobre as mudanças climáticas no Brasil e no mundo, mobilizando-se para influir nas políticas públicas sobre a questão ambiental.
Estes são os principais objetivos do 2º Simpósio Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social. Realizado pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) - entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -, o evento tem início hoje (14) e vai até o dia 16, no Centro de Formação Vicente Cañas, Luiziânia, Goiás.
Na pauta, o acesso e utilização dos recursos naturais, pensando-se os direitos humanos e a justiça ambiental; o papel do Estado frente à questão ambiental; soluções propostas (REDD, mercado de carbono, hidrelétricas, agrocombustíveis) e alternativas; produção de alimentos integrada com o bioma local e conferências internacionais e propostas apontadas.
Participam das discussões especialistas ligados aos movimentos sociais, como Luiz Zarref (MST/Via Campesina); Lucia Ortiz (ONG Amigos da Terra); Carlos Nobre, (Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento/MCT); Maureen Santos (Fase e FMCJS); Andrea Young (Núcleo de Estudos de População/Unicamp); Maria José Pachecco (Conselho Pastoral dos Pescadores), Pe. Nelito Dornellas e Dom Luiz Demétrio Valentini (CNBB).
Será aprovada, até o encerramento do Simpósio, uma carta de compromissos na qual as organizações participantes firmam uma análise sobre as mudanças climáticas e propõem ações concretas e políticas públicas em prol da justiça social e ambiental.
O Simpósio buscará, ainda, estabelecer um diálogo com o governo Federal por meio de um ato público a ser realizado no dia 16, a partir das 14 horas, no Centro Cultural de Brasília (601 Norte, módulo B). Foram convidados o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria Geral do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos.
Assessor do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), Ivo Poletto destaca a importância do momento para ampliar perspectivas, entendendo-se a qualidade do meio ambiente como acesso aos direitos humanos. "Pensamos os direitos humanos junto às mudanças climáticas porque encaramos sempre as repercussões dessas mudanças na vida social e como isso dificulta a realização dos direitos humanos", afirmou.
Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social
Criado a partir da articulação entre pastorais sociais e a Misereor, o Fórum é um espaço permanente de debate e articulação entre pastorais sociais ligadas à CNBB; movimentos sociais e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
Em 2009, a entidade realizou a primeira edição do Simpósio Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social.

Postar um comentário

0 Comentários