Folha de S.Paulo
Inauguradas há um ano, as novas pistas da marginal Tietê estão sem licença
ambiental de operação, que não foi sequer pedida. Pela lei, o documento dá o
sinal verde para empreendimentos que geram impacto no ambiente. A falta dele, na
prática, revela que várias das exigências consideradas fundamentais pela
Prefeitura de São Paulo não foram cumpridas.
Anunciada no final de 2008 pelo então governador José Serra (PSDB), a
ampliação das marginais custou por volta de R$ 1,3 bilhão, segundo o governo do
Estado, com a promessa de se fazer o "maior projeto de compensação ambiental" do
mundo. A situação atual, porém, ainda está longe disso.
A Dersa, órgão do governo estadual responsável pela obra, não entregou os
projetos das quatro passagens exclusivas de pedestres e ciclistas, por exemplo.
Tanto a Dersa quanto a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de
São Paulo dizem que o pedido de licença das pistas da marginal só poderá ser
solicitado após a conclusão das obras.
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09/04/2011
Nova marginal opera sem licença ambiental
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