São Roque sedia reunião ordinária da Câmara Setorial da Uva e do Vinho


da assessoria
Vinculada a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, o evento debateu a vitivinicultura paulista
Representantes de diversas regiões produtoras de uva e vinho do Estado de São Paulo, participaram do evento que ocorreu na Câmara de Vereadores de São Roque. A reunião contou também com consultores técnicos, pesquisadores, comerciantes e representantes dos poderes público estadual e municipal. O principal objetivo discutido foram às ações para pesquisa aplicada e valorização do enoturismo paulista.
Durante a reunião foram apresentadas ações nas áreas de produção de uva para mesa, uva para industrialização, produção de vinhos regionais e vinhos industriais, com objetivo de articular as instituições responsáveis para dar continuidade ao programa estadual de revitalização do setor vitivinícola paulista. A isonomia tributária em relação a outras bebidas e também relativa aos outros estados do país foi tópico de discussão.
Outros aspectos abordados foram à melhoria do sistema de comercialização de uvas com a possível criação da “bolsa da uva”; novas tecnologias de condução (poda, adubação e controle de pragas); técnicas de colheita e pós-colheita; o cultivo da videira em ambiente protegido (plasticultura) e a ampliação do escopo do seguro agrícola para uva, principalmente cobrindo os riscos com chuvas de granizo.
A formação de cooperativas de produtores de vinhos regionais também foi debatida. Essa ação possibilitará aos pequenos produtores o seu desenvolvimento e formalização junto ao setor, incluindo um sistema móvel de engarrafamento e boas práticas de produção. A capacitação da mão-de-obra e a regularização das parcerias, como os meeiros, foram temas de destaque.
Foi sugerido que a Secretaria da Agricultura do Estado disponibilizasse capacitação aos técnicos e produtores sobre o cultivo da uva em São Paulo. A importância do Enoturismo para divulgação da fruta e seus derivados ganhou relevância de todas as cidades que estavam representadas: São Roque, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, São Miguel Arcanjo, Valinhos, Campinas, São Bernardo Campo e São Paulo.
Segundo Railson Vieira, secretário geral da Câmara, essa reunião foi a mais produtiva, pois os envolvidos se mostraram mais participativos e agora as trocas de informações são pertinentes a cada região, com resultados efetivos.
Estamos ganhando legitimidade, isso é importante para todo o segmento e até para as outras cadeias produtivas”, completa Claudio Góes, presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, do Estado de São Paulo.
A próxima reunião deve ocorrer no mês de julho na cidade de São Bernardo do Campo.

Postar um comentário

0 Comentários