Alunos coletam lixo reciclável em mutirão


 trabalho educativo mobilizou 80 estudantes do ensino fundamental


Para conscientizar os moradores de São Roque quanto à coleta seletiva na cidade, cerca de 80 alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental do município iniciaram ontem à tarde o primeiro mutirão educativo do Programa de Coleta de Resíduos Domiciliares e Recicláveis. Parte do bairro Goianã foi visitado, e as demais ruas serão visitadas na próxima quarta-feira. O programa percorrerá todos os bairros da cidade nos próximo meses. Os adolescentes responsáveis pelo trabalho de conscientização fazem parte do núcleo São Roque do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera e do Cinturão Verde de São Paulo. Divididos em grupos de cinco, cada turma será acompanhada por dois instrutores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), parceiro do governo municipal no projeto. 

Durante as visitas, 20 alunos realizam a limpeza do bairro, coletando materiais recicláveis como papel e plástico, e 60 estudantes cuidam da conscientização junto aos moradores. "Eles vão de porta em porta para explicar sobre a maneira correta de separar os materiais recicláveis e alertar para os danos ambientais de destinar o lixo em locais inapropriados", conta a educadora ambiental do programa, Ana Maria Caldevilla. O material recolhido pelos estudantes é depositado em sacos apropriados e recolhido pela empresa Proposta Ambiental, responsável pela coleta na cidade. 

Além da conversa, eles entregam cartilhas com orientações sobre quais materiais podem ser separados para reciclagem, os dias que os cooperados da Cooperativa Solidária de Coletores e Separadores de Material Reciclável de São Roque (Cooper-Sol) passam nas ruas e ainda os endereços dos seis postos de coleta voluntária. Ana Maria comenta que a ação é importante, pois muitas pessoas ainda misturam os resíduos, não respeitam o dia da coleta ou entregam embalagens com restos de comida, sujos, o que pode atrair animais e insetos, mau cheiro e degradar o material, impossibilitando a reciclagem.

O Goianã foi escolhido para ser o primeiro bairro a receber as visitas pois 152 famílias serão retiradas do local, já que ocupam uma Área de Preservação Permanente, e devem ser transferidas no final do ano para o condomínio de interesse social Parque Lago dos Patos. "É importante que essas pessoas já se mudem com uma outra postura em relação ao lixo, mais consciente", acrescenta a educadora ambiental. O projeto é desenvolvido em parceria com os Departamentos de Bem Estar Social, Planejamento e Meio Ambiente, da Educação, entre outros setores da Prefeitura.

Postar um comentário

0 Comentários