Kassab admite atraso em 29% das metas



64 dos 223 compromissos assumidos na Agenda 2012 estão com execução muito atrasada e "inspiram cuidados"

Apesar dos atrasos, diz prefeitura, a eficácia no andamento das metas era de 49% até 2010 e chegou a 54% neste ano


JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO

Documento da própria prefeitura aponta que uma a cada quatro metas propostas pelo prefeito Gilberto Kassab estão com execução abaixo do esperado e exige "maiores atenções" do governo para que sejam cumpridas até o final do mandato, em 2012.
Segundo o Relatório Anual da Agenda 2012 -relativo aos dois primeiros anos de gestão-, 64 dos 223 compromissos tinham execução abaixo de 30%, o que lhes valeu o alerta de "cuidado".
Outras 53 metas receberam a classificação "atenção", que indica que sua execução não chegou a 50%.
Entre as metas com situação mais precária estão promessas importantes, como a construção de três hospitais -não há nem licitação- e o fim da fila por creche -a demanda em março chegou a 127,6 mil, quando no início da gestão era de 57,6 mil.
Também exigem "cuidado", diz o relatório, a requalificação de terminais de ônibus urbanos, a melhoria da iluminação pública, a ampliação da coleta seletiva, a recuperação de pontes e viadutos e a reforma de cortiços.
O andamento de algumas metas piorou em 2010 em relação a 2009 em obras antienchente na zona sul e na construção do piscinão dos Machados, na região leste.

OUTRO LADO
Apesar dos atrasos, a prefeitura informou, em nota, que "trabalha para que as metas sejam cumpridas". Diz, ainda, que a Agenda 2012 é "dinâmica" e que o acompanhamento da execução permite "ajustar rumos".
Sobre os hospitais, afirma que está viabilizando uma parceria público-privada, que vai permitir a construção das unidades e a ampliação e a melhoria da rede atual.
Sobre as creches, ressalta que, desde 2005, início da gestão de Kassab, elevou em mais de 120% as matrículas.
Sobre os cortiços, afirma que 450 imóveis estão em reforma e outros 2.011 já foram notificados pela prefeitura.
Diz que estão sendo feitas requalificações dos terminais de Vila Nova Cachoeirinha e Santo Amaro e que haverá outras. Diz que há projetos de implantação de corredores de ônibus para melhorar o transporte público.
Segundo a prefeitura, apesar dos atrasos pontuais, o índice de eficácia do andamento das metas era de 49% até o fim de 2010 e chegou a 54% em abril deste ano.
"O fato de algumas apresentarem a indicação de "cuidado" não quer dizer que elas não serão cumpridas", diz.

Postar um comentário

0 Comentários