Denúncia contra Pagura vai para a Procuradoria



Rosimeire Silva
      rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br

O Ministério Público de São Paulo fará o encaminhamento da denúncia contra o ex-secretário estadual de Lazer, Esportes e Juventude, Jorge Roberto Pagura, de participação no esquema de fraude em plantões do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), à Procuradoria-Geral de Justiça, que ficará responsável pela condução do caso. Segundo a promotora Maria Aparecida Castanho, que atua no Grupo de Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o órgão é que decidirá sobre a convocação de Pagura para depoimento sobre as acusações que pesam contra ele.

O ex-secretário, que é neurocirurgião, pediu demissão do cargo no dia 19 de junho depois divulgação de escutas telefônicas obtidas pela promotoria, que demonstram que ele teria recebido pagamento do Estado por plantões não trabalhados no CHS em 2009 e 2010. De acordo com a promotora, o ex-coordenador de Saúde do Estado, Ricardo Tardelli, será convocado pelo Ministério Público para prestar depoimento sobre a denúncia do seu envolvimento no esquema de fraudes, mas que a data ainda não está definida. Ambos negam envolvimento no caso.

Maria Aparecida Castanho informou que ontem o trabalho dos promotores foi dedicado à separação e análise dos documentos apreendidos durante a Operação Hipócrates, desencadeada no dia 16 de junho, com a prisão temporária de 12 acusados de envolvimento no esquema. Entre eles, o diretor-geral afastado do CHS, Heitor Consani. Todos os envolvidos já foram ouvidos e liberados. De acordo com dados da Agência Estado, a Polícia Civil também deve intimar nesta semana o ex-secretário, Jorge Pagura, e o ex-coordenador de Saúde Saúde, Ricardo Tardelli. 

Intervenção CHS 
O trabalho de apuração de irregularidades e implantação do novo modelo de gestão do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba) ficará a cargo da uma equipe fixa formada pelo interventor da unidade, o médico o médico Luís Cláudio de Azevedo Silva, um enfermeiro e mais dois administradores hospitalares. A Secretaria não divulgou o nome dos profissionais designados para a função, mas disse que no decorrer dos trabalhos haverá a convocação de especialistas de outras áreas para contribuírem com o fornecimento de informações.

Postar um comentário

0 Comentários