Na capital, 45 motos roubadas por dia



CAMILLA HADDAD
Todos os dias, 45 motos são roubadas ou furtadas em média nas ruas da capital. Os dados se referem ao primeiro semestre deste ano. Segundo a Polícia Civil, foram 8.299 crimes desse tipo. Na madrugada desta sexta-feira, mais uma pessoa foi alvo de assaltantes e só escapou após reagir a tiros no Túnel Tribunal de Justiça, sentido Marginal do Pinheiros, na zona sul. Três homens foram detidos, um deles era um menor, de 17 anos.
Passava da meia-noite quando cinco suspeitos em outras três motos cercaram a Honda Hornet amarela da vítima no túnel. Ao perceber o assalto, o dono da moto começou a atirar contra o grupo. Foram pelo menos quatro disparos. Segundo a polícia, antes de seguirem o homem, os criminosos também ameaçaram roubar motoristas que passavam pelo local, mas nada foi levado.
Um dos suspeitos foi atingido de raspão no braço. Os assaltantes tentaram escapar dos tiros e fugiram em alta velocidade na contramão. Um assaltante numa terceira moto não foi localizado pela polícia. Na altura da Avenida Juscelino Kubitschek, perto da Rua Clodomiro Amazonas, os suspeitos avançaram o farol vermelho e bateram em uma Tucson de um juiz de 34 anos até serem presos em flagrante. O juiz não se feriu.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma testemunha que presenciou toda a ocorrência disse que houve pânico no túnel e motoristas chegaram a dar marcha à ré pensando se tratar de um arrastão. Essa mesma testemunha reconheceu o ajudante Eugênio Rufino Nascimento, de 19 anos, e o estudante Rafael Machado da Silva, de 18, e o adolescente, de 17. O trio estava usando motos modelo Honda Titan. Eles alegaram ter usado a contramão por terem se perdido.
O delegado Paul Henry Verduraz, titular do 15.º Distrito Policial (Itaim-Bibi), onde o caso foi registrado, diz que até a noite de ontem a vítima que reagiu à tentativa de assalto não esteve na delegacia para prestar queixa ou qualquer esclarecimento.
De acordo com Verduraz, imagens de câmeras de monitoramento do túnel foram pedidas para identificar a vítima. A reportagem apurou com investigadores que as motos mais visadas pelos criminosos são de modelos de 125 a 250 cilindradas. Geralmente, elas são roubadas para venda de peças ou são usadas novamente em outros assaltos, como abordagens a motoristas em semáforos. As motos importadas seriam roubadas por encomenda.
As modelos Fazer, conhecidas pela agilidade em fuga, também estão na lista de roubadas. Essa mesma moto era usada por um chefe de cozinha suíço que foi morto por ladrões na zona sul no dia 11. A polícia acredita que ele tenha reagido

Postar um comentário

0 Comentários