Polícia da Noruega reforça segurança em prédios e instituições



O Exército e a polícia da Noruega reforçaram a segurança em torno dos prédios e instituições potencialmente ameaçados neste sábado, um dia após o duplo atentado cometido em Oslo e em uma ilha vizinha à capital. Segundo o último balanço da polícia, ao menos 91 morreram.

As autoridades suspenderam a orientação para que a população permaneça fora do centro da capital norueguesa, alvo de uma violenta explosão na zona da sede do governo.
"A zona da sede do governo permanecerá isolada até nova ordem. A polícia e o Exército vão proteger os prédios e as instituições sob potencial ameaça", informou a polícia de Oslo.
"A situação no centro de Oslo já não é caótica e a orientação para evitar a região foi suspensa", destacou a polícia.
A explosão no centro da capital deixou sete mortos e 15 feridos. A ação mais sangrenta ocorreu na ilha de Utoeya, onde um atirador matou 84 pessoas, a maioria jovens, em uma colônia de férias do Partido Trabalhista, no poder.
Vegard M. Aas/Associated Press
Imagem mostra vítimas do tiroreio na ilha de Utoya, na Noruega, número de mortos chega a 80
Imagem mostra vítimas do tiroreio na ilha de Utoya, na Noruega, número de mortos chega a 84
Segundo a imprensa local, o atirador é um homem de 32 anos, de nacionalidade norueguesa, ligado a movimentos de extrema direita. Ele foi identificado como Anders Behring Breivik.
Testemunhas do ataque na ilha de Utoeya revelaram que o homem --com traços nórdicos e que falava norueguês-- disparou contra as vítimas com um fuzil automático.
Perfil
A polícia da Noruega identificou o suposto autor do ataque como um norueguês "fundamentalista cristão", com "opiniões hostis ao islã". Breivik foi detido após o massacre na ilha.
Em uma busca em seu domicílio após os ataques, a polícia encontrou várias mensagens postadas na internet com conteúdo ultradireitista e anti-islã, segundo declarações policiais à cadeia pública NRK.
Testemunhas relataram ao mesmo meio que o agressor entrou no acampamento juvenil social-democrata com uniforme da polícia e se identificou como tal para ter acesso ao local.
"PIOR QUE A SEGUNDA GUERRA"
O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, classificou hoje o atentado de a "pior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial".
Stoltenberg fez a declaração em um pronunciamento à população nesta manhã. "Foi um ataque ao paraíso da minha juventude, transformado agora em um inferno", acrescentou o político, que antes do atentado marcara uma visita à ilha hoje, lugar que visitou quando era jovem para participar de acampamentos.
Reprodução Facebook
Foto do suposto atirador em sua página no Facebook
Reprodução da foto do suposto atirador de ataque na Noruega em sua página no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários