Rafael Italiani
do Agora
A Escola Estadual Padre Anchieta, no Brás (região central de SP), suspendeu as aulas de ontem para fazer um churrasco de confraternização entre os professores na unidade de ensino.
A justificativa da festa foi o Dia do Professor, data que é comemorada hoje. Na quinta-feira, também não houve aula, pois foi marcada a reunião de pais e mestres.
Ontem, uma churrasqueira foi montada no pátio interno da escola. Um homem, de avental e touca, servia os convidados.
Os servidores entravam no local com carvão, garrafas de refrigerante, carne e sacos de pão francês. Um professor que não quis se identificar disse que cada um teve de contribuir com R$ 10. Por telefone, uma funcionária afirmou à reportagem que não haveria aula "por causa da confraternização".
Os alunos e os pais não sabiam do churrasco. Na terça-feira, véspera do feriado de Nossa Senhora, eles foram avisados de que as aulas de quinta-feira seria suspensas para a reunião com os pais e as de sexta-feira, em virtude de um encontro dos professores com a diretoria.
Resposta
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que determinou a "instauração de uma apuração preliminar das circunstâncias relacionadas às questões" da reportagem sobre o churrasco na Escola Estadual Padre Anchieta.
Segundo a pasta, a "legislação vigente veta a tomada de outras providências" sem averiguar o que aconteceu no local.
Ontem, a reportagem também procurou professores, diretoria ou algum representante da escola. Servidores da unidade disseram que o churrasco fazia parte do horário de almoço dos professores.
De acordo com os mesmos funcionários, os diretores da unidade estavam em reunião com os professores.
E o que tem demais nisso? os professores não têm o direito sequer de comemorar "seu dia"?
ResponderExcluirA mídia é quem mais massacra essa classe já tão injustiçada. Acho que esse jornalistazinho foi educado pelos políticos e nao por professores.
Obs: eu não sou professor
Não acho problema nenhum professores se unirem e comemorarem o dia dos professores,sacana é um professor nao querer comemorar o dia da profissão dele e querer ferrar a vida daqueles que tem orgulho da PROFISSÃO
ResponderExcluirQuando vi o nome do jornalista fiquei feliz por nunca ter sido sua professora. Quando eu era bancária, fazíamos churrascos na agência e não convidávamos os clientes. Por que os professores teriam que convidar os alunos? Não seriam os alunos que teriam que fazer uma festa e oferecê-la ao professor no seu dia do mesmo jeito que os professores fazem para os alunos no Dia das Crianças e em outros eventos?
ResponderExcluirPor acaso eu deixei de ser jornalista para ser professora por puro amor à profissão. Mas respeito muito a profissão de jornalista porque reconheço a sua importância. Entretanto, meus colegas jornalistas jamais fariam um despropósito como este. Este jornalista envergonha a sua classe!