do Agora
Os pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim das Oliveiras, na região do Itaim Paulista (zona leste de SP), têm de levar esparadrapo, gazes, soro fisiológico e faixas ao posto para os funcionários fazer curativos. Segundo uma servidora da unidade, o material está em falta há cerca de dois meses.
"Se a pessoa trouxer, a gente faz. Caso contrário, não tem como", diz a auxiliar de enfermagem, que não quis se identificar.
É o que faz a aposentada Elza de Almeida, 79 anos. Com uma úlcera no braço direito, ela visita a unidade todos os dias para fazer o curativo.
Nas mãos, carrega um kit com adesivo com medicamento, gaze, faixa e esparadrapo.
"O dinheiro faz falta no fim do mês", diz. Para comprar o material, a aposentada abriu uma conta na farmácia perto de sua casa.
Resposta
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde disse que há recursos para realizar curativos na UBS Jardim das Oliveiras e que "eles são feitos normalmente" com materiais da própria unidade.
O Agora solicitou uma entrevista com o secretário da Saúde, Januario Montone, o que não aconteceu até a conclusão desta edição.
Na manhã de ontem, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) havia dito que Montone atenderia a reportagem.
A pasta também diz que representantes da supervisão de saúde do bairro e da Coordenadoria de Saúde da região visitarão a unidade hoje para verificar o problema de agendamentos nas consultas.
O mesmo irá acontecer na UBS do Jardim Jaqueline. A secretaria afirmou que a gerente afastada foi ao local ontem para recolher seus pertences.
Nenhum comentário:
Postar um comentário