Iara Bernardi será a candidata petista à prefeitura de Sorocaba, SP


Diretório municipal do partido escolheu a professora neste domingo (27).

Ex-deputada alfineta Renato Amary: "Ele subestima minha força."

Mayco GeMayco Geretti
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A professora Iara Bernardi já foi vereador por 14 anos e deputada federal por oito.  (Foto: Arquivo/ Agência BOM DIA)Iara já foi vereadora por 14 anos e deputada
federal por oito. (Foto: Arquivo/ Ag. BOM DIA)
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sorocaba escolheu neste domingo (27) a professora Iara Bernardi como sua candidata às eleições municipais de 2012. Iara desbancou o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo Estausia, que também brigava pela chance de representar o PT na briga pela prefeitura.
Iara recebeu 273 votos (63%), contra os 158 (36%) de Estausia. Foram registrados um voto em branco e dois nulos. Estausia se envolveu em um episódio polêmico nos últimos dias, quando foi preso pela Polícia Federal na manhã de quarta-feira (23) ao embarcar em um um voo para o Rio de Janeiro portando um pente desmuniciado de uma arma de fogo de uso restrito.
Sem brincadeiraPara a ex-vereadora e ex-deputada federal Iara Bernardi, a sucessão ao governo municipal está com as opções ainda abertas e não existem favas contadas. Para ela, o clima de euforia em torno da candidatura do ex-prefeito Renato Amary (PMDB) é projetada pelo seu próprio partido, e não pela população. "Eles [PMDB] simplesmente descartaram a força do PT. Estão no clima de já ganhou, mas tem muita água para passar sob essa ponte. O anúncio do meu nome mexe com todo o cenário político", afirma.
Iara diz que o momento agora é de buscar alianças e criar um plano de governo forte. "Focaremos nosso projeto em desenvolvimento sustentável, saúde básica de qualidade, ensino profissionalizante e em outros problemas que consideramos críticos, como os gargalos do trânsito de Sorocaba."
A professora já foi vereadora na cidade por 14 anos, tendo sido a primeira mulher a tomar posse na Câmara de Sorocaba. Foi ainda deputada federal por oito anos e trabalhou mais três no Ministério da Educação (MEC). 
Além de Iara, o único candidato declarado às eleições de 2012 é Renato Amary, que já soma apoio de 14 partidos. O candidato do PSDB ainda não foi escolhido pela legenda
.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. sorocaba tem que ter mulher no poder força iara a prefeitura esta prescisando de mulher la dentro.

    ResponderExcluir