Sem o prometido videomonitoramento, frota tem pouco espaço interno de circulação para passageiros
Jornal Cruzeiro do Sul
Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br
Os novos ônibus que começaram a circular em Sorocaba nesta semana são mais bonitos, silenciosos e confortáveis na opinião de alguns passageiros consultados ontem, mas a maioria deles disse ter a impressão que o corredor central por onde circulam está mais estreito. "Nos que estão saindo de circulação dá para duas pessoas andarem no corredor, neste só passa uma ao mesmo tempo", opinou o ajudante geral Odair José Rodrigues Hurko, 19 anos, que na tarde de ontem viajava no ônibus de número 1106 da nova frota, com destino à Zona Industrial, via YKK. A Urbes Trânsito e Transportes foi questionada pouco mais das 18h se os corredores são mesmo mais estreitos, mas não respondeu até o fechamento da edição. Mais cedo, reconheceu que não estão em funcionamento os sistemas de localização e videomonitoramento, que haviam sido anunciados como novidades tecnológicas. Também não deu uma previsão para o funcionamento do monitoramento.
A Urbes informa que o videomonitoramento, cujos serviços se utilizam de comunicação com GPRS encontra-se em fase de implantação. Explica que consiste no mapeamento de linhas e pontos de parada; instalação de equipamentos, instalação de sistema com os devidos cadastramentos e treinamentos de operadores. "Estas fases estão em andamento e não há, neste momento, como a Urbes realizar sua demonstração operacional". respondeu à solicitação do jornal para acompanhar o funcionamento do novo sistema. Citou que neste momento, a atenção da Urbes está voltada para os recursos humanos, frota e sistema de bilhetagem, que estão rigorosamente no cronograma apresentado pela concessionária.
No entorno do terminal Santo Antônio a reportagem do Cruzeiro do Sul acompanhou à distância o diálogo de um motorista que reclamava do novo ônibus para o fiscal da Urbes. O motorista afirmava que saiu do ponto com a porta aberta e não conseguiu fechar sem que antes parasse o veículo no meio do trânsito para isso. "Deveria só sair depois que a porta fosse fechada o invés de obrigar a parar para ela fechar", disse o motorista ao fiscal, que na sequência reclamou algo a respeito do espelho retrovisor no interior do veículo.
Na opinião da estudante, no momento desempregada, Noêmia dos Santos, 39 anos, os novos ônibus aparentam ter menos espaço, mas são mais bonitos, mais ventilados e menos barulhentos. "O ônibus é novo, mas eu continuo sem lugar para sentar", disse a ajudante de cozinha, Marlene Augusto dos Santos, 50 anos, que apontou várias melhorias em relação aos anteriores, mas chamou a atenção para o fato de que ainda fora do horário de pico, por volta das 16 horas, viajava para a Zona Industrial sem a oportunidade de se sentar. Na mesma condição estava a aposentada Lucinda Rassos, 81 anos. ""Vi que é novo, mas não percebi muita diferença (...) estou em pé e não reclamo porque para mim está tudo bom", declarou.
A auxiliar administrativa, Juliana de Sousa, 18 anos, gostou dos novos ônibus, mas reclamou do espaço na frente, antes da roleta, onde viajou porque não encontrou o cartão no bairro. Já a doméstica Cleide Dias da Silva, 42 anos, teve uma impressão completamente inversa: "está muito mais espaçoso na frente". Ela também não encontrou o cartão fora do terminal. Como aspectos positivos, a ajudante de cozinha Marlene comentou que os novos ônibus são mais silenciosos, mas demonstrou preocupação ao dizer: "não sei até quando, porque o povo não conserva". O ajudante Odair Hurko disse que o sistema de ventilação é mais eficiente.
Embarque e desembarque
Uma das principais diferenças entre os ônibus que estão entrando em circulação em relação aos que deixarão as linhas, segundo a Urbes, é o fato de todos os novos ônibus terem três portas de serviço (embarque e desembarque). A nova frota de carros zero quilômetro apresentam letreiro inferior e lateral digitais na intenção de facilitar a prestação de informações aos usuário e no acabamento interno as poltronas possuem braço escamoteável e apoio superior reforçado. Para a Urbes também há vantagens ambientais, já que os veículos novos são regulados de fábrica e por isso apresentam menor emissão de poluentes.
Entenda a substituição
Na última segunda-feira, 41 novos ônibus começaram a circular em 15 linhas que atendem os passageiros que deslocam-se para a zona norte e Zona Industrial. Na próxima segunda-feira, outras 16 linhas terão os ônibus substituídos; no dia 14 serão mais sete linhas e no dia 21, outras cinco linhas. No final do mês, 167 ônibus operacionais e 18 reservas mantidos por quatro empresas contratadas emergencialmente serão substituídos por 167 ônibus operacionais e 12 reservas do Consórcio Sorocaba, contratado por meio de licitação pública ao valor de R$ 463 milhões para prestar o serviço durante oito anos.
A nova frota atende às linhas do Lote 1 de Sorocaba, que até janeiro de 2010 foi operado pela Transporte Coletivo Sorocaba (TCS). A TCS perdeu a concessão após uma intervenção da Urbes devido a dívidas trabalhistas, com credores e a suspeita de deficiência na manutenção dos ônibus.
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br
Os novos ônibus que começaram a circular em Sorocaba nesta semana são mais bonitos, silenciosos e confortáveis na opinião de alguns passageiros consultados ontem, mas a maioria deles disse ter a impressão que o corredor central por onde circulam está mais estreito. "Nos que estão saindo de circulação dá para duas pessoas andarem no corredor, neste só passa uma ao mesmo tempo", opinou o ajudante geral Odair José Rodrigues Hurko, 19 anos, que na tarde de ontem viajava no ônibus de número 1106 da nova frota, com destino à Zona Industrial, via YKK. A Urbes Trânsito e Transportes foi questionada pouco mais das 18h se os corredores são mesmo mais estreitos, mas não respondeu até o fechamento da edição. Mais cedo, reconheceu que não estão em funcionamento os sistemas de localização e videomonitoramento, que haviam sido anunciados como novidades tecnológicas. Também não deu uma previsão para o funcionamento do monitoramento.
A Urbes informa que o videomonitoramento, cujos serviços se utilizam de comunicação com GPRS encontra-se em fase de implantação. Explica que consiste no mapeamento de linhas e pontos de parada; instalação de equipamentos, instalação de sistema com os devidos cadastramentos e treinamentos de operadores. "Estas fases estão em andamento e não há, neste momento, como a Urbes realizar sua demonstração operacional". respondeu à solicitação do jornal para acompanhar o funcionamento do novo sistema. Citou que neste momento, a atenção da Urbes está voltada para os recursos humanos, frota e sistema de bilhetagem, que estão rigorosamente no cronograma apresentado pela concessionária.
No entorno do terminal Santo Antônio a reportagem do Cruzeiro do Sul acompanhou à distância o diálogo de um motorista que reclamava do novo ônibus para o fiscal da Urbes. O motorista afirmava que saiu do ponto com a porta aberta e não conseguiu fechar sem que antes parasse o veículo no meio do trânsito para isso. "Deveria só sair depois que a porta fosse fechada o invés de obrigar a parar para ela fechar", disse o motorista ao fiscal, que na sequência reclamou algo a respeito do espelho retrovisor no interior do veículo.
Na opinião da estudante, no momento desempregada, Noêmia dos Santos, 39 anos, os novos ônibus aparentam ter menos espaço, mas são mais bonitos, mais ventilados e menos barulhentos. "O ônibus é novo, mas eu continuo sem lugar para sentar", disse a ajudante de cozinha, Marlene Augusto dos Santos, 50 anos, que apontou várias melhorias em relação aos anteriores, mas chamou a atenção para o fato de que ainda fora do horário de pico, por volta das 16 horas, viajava para a Zona Industrial sem a oportunidade de se sentar. Na mesma condição estava a aposentada Lucinda Rassos, 81 anos. ""Vi que é novo, mas não percebi muita diferença (...) estou em pé e não reclamo porque para mim está tudo bom", declarou.
A auxiliar administrativa, Juliana de Sousa, 18 anos, gostou dos novos ônibus, mas reclamou do espaço na frente, antes da roleta, onde viajou porque não encontrou o cartão no bairro. Já a doméstica Cleide Dias da Silva, 42 anos, teve uma impressão completamente inversa: "está muito mais espaçoso na frente". Ela também não encontrou o cartão fora do terminal. Como aspectos positivos, a ajudante de cozinha Marlene comentou que os novos ônibus são mais silenciosos, mas demonstrou preocupação ao dizer: "não sei até quando, porque o povo não conserva". O ajudante Odair Hurko disse que o sistema de ventilação é mais eficiente.
Embarque e desembarque
Uma das principais diferenças entre os ônibus que estão entrando em circulação em relação aos que deixarão as linhas, segundo a Urbes, é o fato de todos os novos ônibus terem três portas de serviço (embarque e desembarque). A nova frota de carros zero quilômetro apresentam letreiro inferior e lateral digitais na intenção de facilitar a prestação de informações aos usuário e no acabamento interno as poltronas possuem braço escamoteável e apoio superior reforçado. Para a Urbes também há vantagens ambientais, já que os veículos novos são regulados de fábrica e por isso apresentam menor emissão de poluentes.
Entenda a substituição
Na última segunda-feira, 41 novos ônibus começaram a circular em 15 linhas que atendem os passageiros que deslocam-se para a zona norte e Zona Industrial. Na próxima segunda-feira, outras 16 linhas terão os ônibus substituídos; no dia 14 serão mais sete linhas e no dia 21, outras cinco linhas. No final do mês, 167 ônibus operacionais e 18 reservas mantidos por quatro empresas contratadas emergencialmente serão substituídos por 167 ônibus operacionais e 12 reservas do Consórcio Sorocaba, contratado por meio de licitação pública ao valor de R$ 463 milhões para prestar o serviço durante oito anos.
A nova frota atende às linhas do Lote 1 de Sorocaba, que até janeiro de 2010 foi operado pela Transporte Coletivo Sorocaba (TCS). A TCS perdeu a concessão após uma intervenção da Urbes devido a dívidas trabalhistas, com credores e a suspeita de deficiência na manutenção dos ônibus.
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