Fabio Leite
do Agora
Subprefeituras do extremo sul da capital, onde ficam as regiões mais populosas e carentes da cidade, são as que sofreram o maior corte no Orçamento previsto para 2012.
No topo da lista está M'Boi Mirim, que teráR$ 30,5 milhões, 46% a menos do que neste ano para, entre outras coisas, cuidar da zeladoria dos bairros, como limpeza de ruas e praças.
Logo em seguida aparecem as vizinhas Capela do Socorro, com redução de 34%, e Cidade Ademar (-28,8%).
Ao todo, 18 das 31 subprefeituras da cidade terão menos dinheiro no ano que vem do que tiveram em 2011.
Capela do Socorro e M'Boi Mirim são, respectivamente, a segunda e a terceira região mais populosas da capital, com mais de 550 mil habitantes cada, segundo o censo de 2010 do IBGE.
Elas só ficam atrás do Campo Limpo (607 mil moradores), também na zona sul, que também terá menos dinheiro em 2012, segundo o Orçamento.
Resposta
A prefeitura informou por meio de nota que além dos recursos das subprefeituras "as regiões mais periféricas, geralmente, recebem mais investimentos de infraestrutura, executados por outras secretarias, como Habitação, Infraestrutura, Saúde e Educação".
Segundo a nota, o serviço de zeladoria das subprefeituras "recebeu um aumento de mais de 14% para toda a cidade" e pode ser ampliado com dinheiro da Secretaria das Subprefeituras, que terá 23,8% de verba a mais em 2012.
Além disso, diz, os recursos previstos para manutenção da cidade, como limpeza de boca de lobo e córregos, subiram R$ 75 milhões.
Sobre os problemas em M'Boi Mirim, a prefeitura diz que está fazendo a licitação da canalização do córrego Ponte Baixa, prevista para 2012. A subprefeitura vai fazer uma vistoria no local onde há acúmulo de lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário