14/12/2011

Bairros do extremo sul de SP terão menos verba em 2012


Viela no bairro M'Boi Mirim tem estrutura precária

Fabio Leite

do Agora
Subprefeituras do extremo sul da capital, onde ficam as regiões mais populosas e carentes da cidade, são as que sofreram o maior corte no Orçamento previsto para 2012.
No topo da lista está M'Boi Mirim, que teráR$ 30,5 milhões, 46% a menos do que neste ano para, entre outras coisas, cuidar da zeladoria dos bairros, como limpeza de ruas e praças.
Logo em seguida aparecem as vizinhas Capela do Socorro, com redução de 34%, e Cidade Ademar (-28,8%).
Ao todo, 18 das 31 subprefeituras da cidade terão menos dinheiro no ano que vem do que tiveram em 2011.
Capela do Socorro e M'Boi Mirim são, respectivamente, a segunda e a terceira região mais populosas da capital, com mais de 550 mil habitantes cada, segundo o censo de 2010 do IBGE.
Elas só ficam atrás do Campo Limpo (607 mil moradores), também na zona sul, que também terá menos dinheiro em 2012, segundo o Orçamento.
Resposta
A prefeitura informou por meio de nota que além dos recursos das subprefeituras "as regiões mais periféricas, geralmente, recebem mais investimentos de infraestrutura, executados por outras secretarias, como Habitação, Infraestrutura, Saúde e Educação".
Segundo a nota, o serviço de zeladoria das subprefeituras "recebeu um aumento de mais de 14% para toda a cidade" e pode ser ampliado com dinheiro da Secretaria das Subprefeituras, que terá 23,8% de verba a mais em 2012.
Além disso, diz, os recursos previstos para manutenção da cidade, como limpeza de boca de lobo e córregos, subiram R$ 75 milhões.
Sobre os problemas em M'Boi Mirim, a prefeitura diz que está fazendo a licitação da canalização do córrego Ponte Baixa, prevista para 2012. A subprefeitura vai fazer uma vistoria no local onde há acúmulo de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário