Folha de S.Paulo
Guarujá - Um adolescente de 13 anos morreu após ser atingido por um raio na praia da Enseada, no Guarujá (litoral sul). Outras três pessoas, familiares e amigos do jovem, também se feriram, mas estão fora de perigo.
Ainda de acordo com os Bombeiros, uma tempestade começou por volta das 15h quando o grupo voltava da praia, ainda na faixa de areia.
O relâmpago acertou as quatro pessoas, que foram atendidas por unidades do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) e por homens do resgate do Corpo de Bombeiros.
Todos foram levados para o hospital Santo Amaro, mas o adolescente não resistiu à descarga e teve uma parada cardíaca -- morreu pouco depois do atendimento. As outras três vítimas passam bem.
Os Bombeiros e a polícia não haviam identificado o jovem até a noite de ontem.
Segundo estudos da USP, por ano, 50 milhões de raios caem no país. Ontem, no Guarujá, segundo os Bombeiros, a chuva durou duas horas e houve muitas ocorrências de relâmpagos.
Especialistas dizem que para não ser atingida durante uma tempestade, a pessoa deve evitar lugares altos -- morros e topos de prédios -- além de locais abertos, como terrenos baldios e campos de futebol.
Também não se deve ficar sob árvores, quiosques, dentro do mar ou piscina. Objetos metálicos também atraem raios e, por isso, não se deve carregá-los durante temporais.
Outros casos
Em 20 de fevereiro do ano passado, uma segurança do parque Villa-Lobos ficou em estado grave após ser atingida por um raio dentro do parque, na zona oeste de São Paulo, durante um temporal.
Em 2001, dois jovens morreram no mesmo local, atingidos por um relâmpago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário