14/01/2012

Invasor monta 'tropa' à espera da PM


Folha de S.Paulo e Folha.com

São José dos Campos - Em meio a gritos de guerra, o "batalhão" com cerca de 40 homens se posiciona.
Com escudos, coletes, caneleiras protetoras, capacetes, porretes com pregos e lanças, eles estão prontos para lutar.
Os "soldados" são moradores da favela Pinheirinho, invasão que existe desde 2004 em São José dos Campos (97 km de SP) e reúne cerca de 6.000 pessoas.
A área era da empresa Selecta e tem dívidas de R$ 15 milhões em impostos com a prefeitura. A "tropa" está à espera da PM, que pode cumprir uma reintegração de posse determinada pela Justiça nos próximos dias.
Os escudos são restos de tambores, os coletes são de compensados, as caneleiras feitas de tubo de PVC. No meio de vários capacetes há até os cor-de-rosa usados por motoboys.
São cerca de 2.000 moradias feitas de alvenaria ou madeira.
"Não estamos fazendo armas para ferir ninguém, só queremos defender nossas casas", disse o líder do grupo, Sergio Pires.
Na iminência da reintegração, os líderes decidiram montar um "batalhão anti-choque".
O clima tenso se espalhou pela cidade. Ontem, o fórum não abriu por conta de uma ameaça de invasão.
Uma reunião entre prefeitura, OAB e movimentos sindicais terminou em impasse.
A prefeitura informou que, por se tratar de uma decisão judicial relacionada a um terreno particular, nada pode fazer. Já a PM disse que só o Ministério Público poderia falar sobre a reintegração de posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário