Sorocabanos criticam Lippi em redes sociais


 

Jornal Cruzeiro do Sul


André Moraes andre.moraes@jcruzeiro.com.br

A praça Lions e a avenida Dom Aguirre permaneceram alagadas e interditadas durante seis horas no último sábado e isso não passou despercebido pelos sorocabanos, que utilizaram a internet, principalmente as redes sociais, para protestar e desferir críticas ao prefeito Vitor Lippi (PSDB). Nem mesmo as obras realizadas naquele local foram suficientes para evitar que a água vinda de um rio Sorocaba totalmente transbordado chegassem às vias da marginal. Utilizando fotos próprias e de profissionais da imprensa, os internautas fizeram com que o drama enfrentado na cidade em todo começo de ano fosse repercutido no meio virtual. 

Uma foto feita durante as chuvas de janeiro de 2010 pelo repórter fotográfico Bruno Cecim - que trabalhava na época no jornal Cruzeiro do Sul - tem sido bastante repercutida no site de relacionamentos Facebook. Cerca de 900 pessoas já compartilharam a imagem, utilizada para fazer críticas ao prefeito Vitor Lippi. Quando essa foto foi tirada, as obras de elevação das pistas da marginal e da Praça Lions ainda não tinham sido feitas - o que aconteceu entre junho e julho de 2010. O curioso é que, olhando para uma foto feita após as chuvas do último sábado, o cenário permanece o mesmo.

Os comentários feitos no compartilhamento da imagem tirada em 2010 são em tom de protesto. Os internautas chegam a definir a ciclovia retratada na imagem como "hidrovia" e chamam o local de "Veneza Sorocabana". Eles também questionam o fato de a avenida Dom Aguirre ter sido inundada, mas somente a ciclovia - marca do governo de Lippi - ter ficado sobre as águas. "Engenheiro bom este heim? A ciclovia ficou livre!!!", criticou uma usuária do Facebook. "Pelo menos a Prefeitura pensou nos ciclistas!!!", destacou outro sorocabano. Mas outros comentários bem-humorados também marcaram os compartilhamentos da foto, como "Bike ou natação? Você decide"; "Tucano gosta tanto da Europa que sonha transformar Sorocaba em Veneza?" e "Ciclovia atravessando um rio? Só Sorocaba tem".

A página oficial do prefeito no Facebook foi utilizada, também, pela população de Sorocaba para fazer questionamentos sobre a eficácia da obra de elevação das pistas da Dom Aguirre. Apesar das mensagens e pedidos de esclarecimento, ninguém da Prefeitura, nem o próprio Lippi, respondeu. A página traz somente notícias positivas sobre o município.
 
Prefeito responde 
Referindo-se às críticas, Lippi rebateu: "Acredito que as pessoas não têm as as informações do que já foi feito e está sendo feito. Elas têm uma visão pontual, não têm ideia dos investimentos e das soluções já dadas. Não lembram das desapropriações da Abilio Moisés, do Abaeté (mais de mil pessoas), dos conjuntos habitacionais, das obras de engenharia; que solucionamos os problemas nas regiões."


Postar um comentário

0 Comentários