Hospital da zona leste corta atendimento especializado


Fabio Leite

do Agora
O Hospital Geral do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, suspendeu o atendimento de seis especialidades médicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), obrigando pacientes a interromper o tratamento e a voltar para o início da fila por consulta médica em UBS (Unidades Básicas de Saúde) da região.
Desde o início do ano, o hospital, administrado pela OSS (Organização Social de Saúde) Santa Marcelina, cortou os serviços de fisioterapia, ginecologia de alto risco, urologia, parto e cirurgias plástica e vascular. A medida pegou pacientes de surpresa.
Foi o caso do comerciante Aloisio Santos, 64 anos. Após fazer radioterapia contra câncer de próstata, ele tinha uma consulta para apresentar exames na última sexta-feira.
Três dias antes, porém, ela foi cancelada porque o ambulatório foi fechado.
Resposta
O Hospital Geral do Itaim Paulista informou que "decidiu priorizar, em 2012, atendimentos com maior demanda por parte da população, como consultas de urgência e emergência, internações e cirurgias, além de especialidades ambulatoriais como obstetrícia, cirurgia pediátrica e mastologia, para as quais a unidade é referência na região".
Segundo o hospital, as especialidades fechadas "tinham baixa demanda em relação às demais".
A unidade informou ainda que a Casa de Maria (serviço de partos) "recebia uma média de sete partos por mês" e que eles "foram transferidos para a maternidade do hospital".
Já a fisioterapia "continua sendo oferecido para os pacientes internados".
O hospital afirmou que vai entrar em contato com os pacientes mencionados pelo Agora. A Secretaria Municipal da Saúde disse que os pacientes terão prioridade nas UBSs.

Postar um comentário

0 Comentários