Interdição de UTI sobrecarrega hospitais na região de Sorocaba, SP


Dos 68 leitos de UTI neonatal da região, apenas um está vago.

Decisão é temporária e foi tomada para evitar infecções hospitalares.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
1 comentário
As cidades que dependem das vagas da Unidade de Terapia Intensiva do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, interior de São Paulo, estão sobrecarregadas. Com a ação divulgada na quinta-feira (1), que cancelou por período indeterminado as internações de bebês na UTI, os 48 municípios que dependiam do CHS para tratar recém-nascidos em estado grave estão passando por dificuldades.
Com a interdição, pacientes graves devem ser levados para outros hospitais da região, sobrecarregando as unidades. Além dos vinte leitos de UTI e berçário do Hospital Regional, a Santa Casa de Sorocaba possuis seis leitos intensivo e mais seis de semi-intensivo, que estão ocupados. Já no Hospital Santa Lucinda, há quatro leitos de UTI que estão lotados, e mais seis de berçário, com um leito vago. No Hospital São Camilo, em Itu, existem 16 leitos de intensivo e mais dez de semi intensivo, mas todos estão ocupados.
A medida deve evitar que haja proliferação de bactérias na unidade de saúde que, em 2011 reduziu em 26% de casos de infecção hospitalar. Não há previsão para o fim da interdição.Por meio de nota, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba esclarece que bloqueou temporariamente novas internações como uma ação preventiva, seguindo a recomendação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, pois os setores estão lotados. O hospital também informou que 8 das 12 crianças apresentaram agravamento de seu quadro clínico, apresentando sinais de infecção.

Postar um comentário

0 Comentários