Folha de S.Paulo
Apenas 4,2% dos estudantes que concluíram o ensino médio na rede estadual paulista em 2011 tinham um conhecimento de matemática considerado "adequado".
A informação faz parte do balanço do Saresp, exame do governo paulista que avalia anualmente o conhecimento de matemática e português de estudantes da rede, divulgado ontem pelo governo.
Segundo os dados, 58,4% dos alunos do terceiro ano do ensino médio tiveram desempenho "abaixo do básico" na disciplina, o que significa um "domínio insuficiente de conteúdos, competências e habilidades desejáveis na série.
Isso significa dizer, por exemplo, que a maioria dos estudantes de 17 anos não sabia resolver problemas de equação de segundo grau com duas incógnitas.
A proporção de estudantes que ficou nesta categoria aumentou em relação a 2010 (que foi de 57,7%).
Além do "abaixo do básico" e do "adequado", a escala tem ainda o "avançado" (onde estão 0,3% dos estudantes) e o "básico" (37,1%) --neste nível, o conhecimento dos conteúdos é mínimo.
"Os dados mostram que quase 60% dos estudantes têm um desempenho médio que é esperado para estudantes da 8ª série", na avaliação do professor da USP Ocimar Alavarse, especialista em avaliações educacionais.
"O ensino médio é a nossa principal preocupação em relação à educação básica", reconheceu João Cardoso Palma filho, secretário-adjunto de Educação, que apresentou os dados à imprensa ontem.
O secretário-adjunto afirmou que a pasta está desenvolvendo ações para melhorar as notas no ciclo.
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