Trem rápido levará seis anos para funcionar
Essa é a previsão do
governo para serviço de trem de passageiros ligando Sorocaba até São Paulo
iniciar
Não há nenhuma novidade na informação de que o governo
de São Paulo projeta a instalação deum trem rápido de passageiros entre
Sorocaba e São Paulo. A novidade é o início da operação, prevista para daqui
seis anos, apenas em 2018.
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos,
Jurandir Fernandes disse ao BOM DIA, via sua assessoria de comunicação, que “se
houver a união de forças suprapartidárias e não ocorrerem recursos de empresas
nas concorrências públicas a o trem já poderá entrar em funcionamento a partir
de 2016” .
O secretário convidou os deputados Hamilton Pereira (PT)
e Maria Lúcia Amary (PSDB) – os dois com base eleitoral em Sorocaba e região e
com mais tempo de serviço na Assembleia Legislativa – para uma reunião, em abril. A ideia é sentir
se os líderes de partidos opostos desejam que esse trem entre em operação.
O secretário acredita que aqueles que viajam para a
Capital darão prioridade ao trem, que será confortável. “Com hora certa para
chegar e alguns serviços de bordo, como sinal de internet e possivelmente
também serviço de café”, afirmou. O trajeto será feito em pouco mais de 40
minutos, com parada em Mairinque e talvez em São Roque. O
desembarque na cidade de São Paulo deve ser definida na Barra Funda, na Lapa ou
na região de Pinheiros.
Deputados/O deputado Hamilton Pereira falou que a expansão de regiões
metropolitanas como São Paulo, Sorocaba e Campinas (em um futuro não muito
distante) promoverá o encontro dessas manchas urbanas transformando
rodovias como a Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera e Bandeirantes
em grande avenidas. “Os trabalhadores que saem de Sorocaba para trabalhar
em São Paulo
enfrentam congestionamentos nas rodovias”. Hamilton enfatizou a
importância da ferrovia para o escoamento da população.
Já a deputada Maria Lúcia Amary disse que uma das solicitações será que seja usado em Sorocaba como ponto de partida a Estação de Ferroviária. “Vamos mostrar que a estação está próximo ao Terminal Santo Antônio que vai facilitar o embarque de passageiros.” Ela afirma que o investimento deve ficar entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões. “Ainda não temos estimativa de quanto será o valor da passagem”.
O deputado estadual Carlos Cezar (PSB) – parlamentar também com base eleitoral em sorocaba – disse que vai se empenhar também na questão. “As rodovias que ligam as cidades, que hoje já apresentam grande transtorno aos motoristas devido ao trânsito, também serão desafogadas”, disse.
Já a deputada Maria Lúcia Amary disse que uma das solicitações será que seja usado em Sorocaba como ponto de partida a Estação de Ferroviária. “Vamos mostrar que a estação está próximo ao Terminal Santo Antônio que vai facilitar o embarque de passageiros.” Ela afirma que o investimento deve ficar entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões. “Ainda não temos estimativa de quanto será o valor da passagem”.
O deputado estadual Carlos Cezar (PSB) – parlamentar também com base eleitoral em sorocaba – disse que vai se empenhar também na questão. “As rodovias que ligam as cidades, que hoje já apresentam grande transtorno aos motoristas devido ao trânsito, também serão desafogadas”, disse.
Traçado novo ainda não está definido
O novo traçado para a ferrovia que vai ligar Sorocaba-São Paulo ainda não está definido mas já existe um projeto executivo do assunto
O novo traçado para a ferrovia que vai ligar Sorocaba-São Paulo ainda não está definido mas já existe um projeto executivo do assunto
160
quilômetros por hora será a velocidade do trem rápido
Linha atual não
Poderá ser utilizada
A linha existente é usada para o transporte de cargas e têm curvas consideradas fechadas que impossibilitam viagens acima dos70 km/h
quilômetros por hora será a velocidade do trem rápido
Linha atual não
Poderá ser utilizada
A linha existente é usada para o transporte de cargas e têm curvas consideradas fechadas que impossibilitam viagens acima dos
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