O tráfico de drogas é o que lidera a lista de infrações que motivam as denúncias, seguido pelos jogos de azar
Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br
O número de denúncias sobre crimes praticados na região de Sorocaba recebidos pelo Disque 181 teve aumentou em 29% no período de um ano. De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência, responsável pelo serviço, em 2012 foram recebidas um total 7.178 denúncias referentes aos 79 municípios que compõem a regional. Em 2011, foram 5.553. Somente na cidade de Sorocaba, o Disque Denúncia foi acionado 2.414 vezes no ano passado, número 17% maior que registrado em 2011, quando foram registradas 2.063 ligações.
O tráfico de drogas é o que lidera a lista de infrações que motivam as denúncias. No ano passado, foram 4.214 casos que chegaram ao serviço na região. Em segundo lugar estão as denúncias de jogos de azar, que geraram 496 registros em 2012, seguido de maus tratos contra animais, com 334 casos. O gerente do Disque Denúncia 181, Mário Vendrell Royo, destaca, no entanto, que o aumento no número de denúncias nem sempre está relacionado ao aumento da criminalidade no município, mas sim a maior utilização desse tipo de serviço pela população, estimulado por campanhas de orientação e pela credibilidade no atendimento.
O gerente ressalta, porém, que a maior parte das ligações recebidas pelo 181 não se referem a casos que estão sob competência do serviço para encaminhado. Ele cita que em todo o Estado são recebidas uma média de 4,5 mil ligações por dia, com uma média mensal de 15 mil chamadas. Deste total, cerca de 20% a 25% se referem a denúncias de casos de crimes e violência que geram investigação. Outros 20% se referem a situações que requerem uma ação policial imediata, com o acionamento do 191, que é o número de emergência da polícia. Já os trotes representam 20% das ligações recebidas. Até mesmo casos de reclamações sobre problemas com serviços públicos, buracos de rua e companhias de telefonia chegam até os atendentes do serviço. "Embora não faça parte do nosso foco de atendimento, em todos os casos as pessoas são orientadas a procurarem os serviços a que se referem as suas reclamações", disse.
Royo afirmou que o maior desafio do Disque Denúncia é justamente o de divulgar a disponibilidade do serviço e em quais casos ele pode ser acionado, como forma de aumentar a sua eficácia no combate e prevenção à violência. A coordenadora de Projetos do Instituto São Paulo Contra a Violência, Bruna Charifker, disse que a partir deste ano passará a ser fornecido um balanço por regional com dados completos sobre o número e tipos de ocorrências por bairros dos municípios, o que poderá auxiliar as autoridades municipais a identificarem melhor os tipos de denúncias mais comuns em cada região para o desenvolvimento de ações preventivas e de combate à criminalidade.
Identidade preservada
O gerente do Disque Denúncia disse que uma das premissas mais importantes do serviço e que tem garantido o aumento da adesão pela população é a política de preservação da identidade dos denunciantes. Ele afirma que ao acessar o serviço, o denunciante deve informar apenas o local onde a ocorrência estaria acontecendo e algum outro detalhe que possa colaborar com o processo investigativo. "Esse anonimato é garantido, tanto que se a pessoa falar o seu nome por engano, o atendimento tem que ser encerrado e ela é orientada a ligar novamente para falar com outro funcionário para ser preservada o seu anonimato." Nos casos de denúncia de sequestro, Mario Royo disse que o atendimento é prioritário, pois envolve o risco iminente contra a vida, com o acionamento imediato das autoridades policiais.
O coordenador regional do Disque Denúncia em Sorocaba, Antônio Francisco Mascarenhas, orienta que o serviço também permite que o denunciante faça o acompanhamento da investigação que vem sendo realizada em relação à sua denúncia. Para isso, quando é feito o atendimento, ele recebe o número de protocolo e depois de vinte dias, pode ligar novamente para central para que tenha acesso ao caso. "Essa é uma maneira que a pessoa tem de ver o resultado da sua ação", disse.
Parceria Prefeitura
O Instituto São Paulo Contra a Violência poderá firmar ainda neste ano, uma parceira com a Prefeitura de Sorocaba para que denúncias referentes ações contra próprios municipais possam ser feitas diretamente à Guarda Municipal. O coordenador regional disse que a primeira reunião para tratar dessa parceria, que seria inédita em todo o Estado, já foi realizada com a participação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), o secretário de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery, e o representante da sede do Instituto.
O gerente do Disque Denúncia, Mário Royo adiantou que a possibilidade da efetivação dessa parceria é muito grande, já que a Guarda Municipal está municiada para fazer esse atendimento. Embora tenha evitado falar em prazos, ele estima que até o final do ano possa ser formalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário