Papa diz que em 8 anos viveu momentos de alegria e momentos difíceis


Bento XVI começa nesta quarta-feira, 27, sua fase final de despedidas, com a última audiência pública na Praça São Pedro; amanhã, ele deixa o cargo em definitivo


O Estado de S. Paulo

Papa celebra sua última audiência na Praça São Pedro, no Vaticano - Tony Gentile/Reuters
Tony Gentile/Reuters
Papa celebra sua última audiência na Praça São Pedro, no Vaticano
O papa Bento XVI terminou por volta das 8h20 sua última audiência geral na Praça São Pedro antes deixar o pontificado, no Vaticano, nesta quarta-feira, 27. Ele sairá do cargo em definitivo nesta quinta-feira, 28. No papamóvel, ele saudou todos os fiéis e foi ovacionado pela multidão que o acompanhava. Segundo a polícia italiana, cerca de 150 mil pessoas estiveram no local para ouvir a fala do pontífice.
Bento XVI disse que em 8 anos à frente da Igreja Católica viveu momentos de alegria e também momentos difíceis. "Estou comovido. Vejo que a Igreja está viva. O Senhor me colocou ao lado de muitas pessoas que sempre estiveram próximos a mim. A amizade dos cardeais foi essencial. Todos foram para mim uma fonte de segurança confiável", afirmou o pontífice.
Nesta manhã, em língua portuguesa, o papa agradeceu aos fiéis o respeito e a compreensão por sua decisão de renunciar. Para as milhares de pessoas que lotaram a Praça São Pedro, Bento XVI disse que seu "papado teve águas agitadas e que confia no futuro da Igreja Católica".
O pontífice reforçou que não pretende voltar à vida privada. "Minha decisão de renunciar ao ministério petrino não revoga a minha decisão de 19 de abril de 2005 (quando foi eleito Papa). Não regresso a vida privada, a uma vida de viagens, encontros, conferências... Não abandono a cruz, sigo um novo caminho com o Senhor Crucificado. Sigo ao serviço no recinto de São Pedro. O papa também reafirmou que tomou a decisão de renunciar ao ministério de forma "serena".
Transição. Bento XVI poderá manter seu nome. Nessa terça, o Vaticano anunciou que o alemão poderá conservar o nome de Bento XVI, porém, passará a ser chamado de "papa emérito". Em uma liturgia repleta de símbolos e protocolo, o papa começou hoje sua fase final de despedidas e amanhã abandona definitivamente o cargo
Nesta quinta-feira, 2, o papa se encontrará com cardeais, muitos dos quais apontados como seu sucessor. Às 17h (13h de Brasília), ele deixará o Vaticano e voará em um helicóptero para a casa de verão da Santa Sé, uma viagem de cerca de 15 minutos. Lá, aparecerá na janela para saudar a população local, no que deve ser sua última aparição em público. "Vou me esconder do mundo", prometeu o papa dias após ter anunciado que renunciaria.

Postar um comentário

0 Comentários