06/03/2013

Suspeita de erro em teste do bafômetro livra 2 de prisão


Paula Felix e Ana Flávia Oliveira

do Agora
Dois homens detidos em uma blitz da Polícia Rodoviária em Mogi das Cruzes (Grande SP) foram liberados após suspeita de que dois bafômetros que apontaram embriaguez dos motoristas estavam descalibrados.
Os aparelhos detectaram consumo de álcool que, por lei, resultaria na prisão dos motoristas. No entanto, segundo o boletim de ocorrência, constatou-se, no comprovante impresso após o teste, que "a data de validade de calibração do equipamento tinha expirado em 3 de janeiro de 2013".
Segundo a polícia, além da data de calibragem, os bafômetros ainda tinham outra, do "certificado de verificação", com prazo até 14 de fevereiro de 2014.
Assim, o delegado-plantonista do 2º DP de Mogi das Cruzes decidiu liberar os motoristas da prisão em flagrante.
Resposta
A Secretaria da Segurança Pública afirmou que o procedimento adotado pelo delegado foi correto.
"O entendimento jurídico manifestado pelo delegado deve ser respeitado, uma vez que não comprometeu a investigação de suposto crime dos motoristas por ingestão de bebidas alcoólicas".
Disse ainda que o fato de ter sido solicitado um exame de sangue comprova que a apuração do caso não foi comprometida".
Mesmo assim, disse que os procedimentos serão apurados.
O superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas), Alexandre Modonezi, afirmou que propôs ontem uma parceria com a secretaria para orientar policiais militares e civis sobre o uso dos bafômetros.
Segundo o instituto, os aparelhos de Mogi das Cruzes foram testados ontem e estão "dentro das normas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário