RodapéNews - Edição de 28 de janeiro de 2015, quarta-feira


SETEMBRO DE 2014: "NÃO HÁ RISCO DE RACIONAMENTO EM 2015", DIZ ALCKMIN (CLIQUE AQUI)

ALCKMIN, PARA SE REELEGER,  ENGANOU A POPULAÇÃO PAULISTA SOBRE A CRISE HÍDRICA E NÃO ADOTOU MEDIDAS, PROPOSTAS PELA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS EM JANEIRO DE 2014 (clique aqui) E PELO MINISTÉRIO PÚBLICO EM JULHO DE 2014 (clique aqui), QUE EVITARIAM O AGRAMENTO DA FALTA DE ÁGUA EM SP

Viomundo - 27/01/2015 - 19h09
Idec: Falta de água e sobretaxa, a dupla penalização de cidadãos de SP pelo que Alckmin deixou de fazer - por Conceição Lemes
Desde 8 de janeiro de 2015, está em vigor em 31 cidades atendidas pela Sabesp, inclusive São Paulo, a tarifa de contingência da água, também chamada de multa, ou sobretaxa.
Ela será de 40% para quem consumir até 20% acima da média registrada entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Caso o consumo exceda a média de 20%, a multa será de 100%.
A Arsesp (agência reguladora de saneamento e energia ligada ao governo do Estado) convocou para 29 de dezembro de 2014 uma audiência pública para deliberar pela autorização ou veto à sobretaxa proposta pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Mesmo marcada para antevéspera do Ano Novo, quatro entidades compareceram. Durante audiência, depois em documento enviado à Arsesp, elas se manifestaram contra a cobrança da taxa sem que o governador decretasse oficialmente o racionamento, ou rodízio.
A Arsesp ignorou as entidades e aprovou a cobrança da multa.
Edson Aparecido da Silva, coordenador da coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, denunciou ao Viomundo: “A audiência foi só para cumprir uma formalidade legal. A decisão já estava acertada com Alckmin. Jogo de cartas marcadas. Má-fé. Desrespeito com as entidades que compareceram à audiência e com a sociedade em geral”.
O advogado  Carlos Thadeu compareceu à reunião, representando o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
“Falta água e sobretaxa.Nós estamos sendo duplamente penalizados pelo que o Alckmin deixou de fazer”, denuncia Carlos Thadeu, em entrevista ao Viomundo. “A Sabesp teve lucro líquido de 13 bilhões de 2003 pra cá. Reinvestiu uma parte, mas mandou a maioria pros investidores.”
“O governo federal deveria impor condições para emprestar dinheiro ao Estado de São Paulo”, defende. “Os prefeitos têm sua responsabilidade também. Campinas está em crise, Itu não tem mais água, a lista vai aumentar. Mas o governo do Estado tem sido o mais opaco, reativo e autoritário até aqui.”
Acompanhe a íntegra da nossa entrevista com o advogado do Idec, clicando neste link

ALCKMIN SERÁ RESPONSABILIZADO PELO MAU GERENCIAMENTO DA CRISE HÍDRICA EM SP E PELO ESTELIONATO ELEITORAL?
Estadão Online - 27/01/2015
Para MPF, desrespeito à vazão do Cantareira agravou crise
Com o argumento, MPF tenta restabelecer decisão judicial que obrigava o DAEE e a Sabesp a rever as retiradas de água do sistema para preservar as vazões das bacias do PCJ

Conversa Afiada
Fraude eleitoral.  Maioria em SP culpa Alckmin
Quem mandou não planejar ? Quem mandou vender a Sabesp?

5 DIAS SEM ÁGUA, APENAS DOIS COM: SABESP E ALCKMIN  QUEREM IMPOR AGORA RACIONAMENTO DE ÁGUA DRÁSTICO
Folha - 28/01/2015
Manchete de capa:  Rodízio em SP pode chegar a 5 dias sem água por semana
Diretor da Sabesp admite recorrer a solução 'drástica' se a situação do sistema Cantareira piorar

Estadão - 28/01/2015
Diretor da Sabesp admite que SP pode ficar cinco dias sem água por semana

ALCKMIN, CARA-DE-PAU, FAZ IRONIA: EXISTEM POLÍTICOS TENTANDO "TIRAR CASQUINHA" DA CRISE
Estadão Online - 27/01/2015
Rodízio seria 'drástico', 2 dias com água e 5 sem, diz diretor da Sabesp
Alckmin (PSDB) disse que existem políticos tentando "tirar casquinha" da crise hídrica, que atinge principalmente o Sudeste do País. Questionado sobre o pedido de manifestantes nesta segunda-feira, 26, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, para o governador falar da gravidade da falta de água, ele repetiu que o governo paulista tem trabalhado ininterruptamente há mais de um ano para mitigar os efeitos da estiagem

ÁGUA É UM DIREITO HUMANO
Blog Vias Alternativas / Estadão - 27/01/2015
Fazer cumprir o direito à água é o grande desafio, diz geógrafo da USP
“E a lei é muito clara: em momento de crise a prioridade é o abastecimento humano e animal. Depois vem as outras atividades. É claro que a indústria não é uma atividade central nessa hora. É muito impopular fazer a indústria parar sua atividade, mas como passou o ano eleitoral esperamos que autoridades façam cumprir a lei.”
Nesta semana nas Rádios Eldorado e Estadão, nos programas Planeta Eldorado e Planeta Estadão respectivamente, apresento uma conversa com o geógrafo e professor da USP, Wagner Ribeiro. Aqui reproduzo os principais trechos desta conversa.

CONSUMIDORES CONTESTAM INFORMAÇÕES NO SITE DA SABESP SOBRE RACIONAMENTO (TAMBÉM CONHECIDO COMO "REDUÇÃO DE PRESSÃO")
Estadão 
Sabesp divulga horário de redução da água na rede; restrição chega a 18 horas por dia

Rádio CBN - 27/01/2015 - 15h59
Moradores reclamam que Sabesp está descumprindo horário de redução da pressão da água
Na maioria dos endereços, a medida é diária e pode durar mais de 12 horas. De acordo com a companhia, os horários de redução de pressão são escolhidos conforme o perfil de consumo dos bairros, como comerciais e residenciais.
A redução da pressão é feita pela Sabesp desde 1997 para reduzir as perdas por vazamentos, mas foi intensificada após a seca  no Sistema Cantareira, provocando cortes no abastecimento de água

Pesquisa específica por endereço - Precisa ter em mãos a conta de água para citar o RGI

Pesquisa ampla por bairro ou cidade
http://site.sabesp.com.br/site/reducao/reducaopressao.html

Postar um comentário

0 Comentários