RodapéNews - Edição de 29 de janeiro de 2015, quinta-feira


GOVERNADOR ALCKMIN E SABESP SEGUEM "SACANEANDO" A POPULAÇÃO PAULISTA

ALCKMIN: FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO
Viomundo - 29/01;/2015 - 18h32
João Paulo Rillo: Com a multa Alckmin quer apenas punir os consumidores sem fazer a lição de casa - por Conceição Lemes
A Arsesp é a agência reguladora de saneamento e energia ligada ao governo do Estado de São Paulo.
Em 7 de janeiro de 2015, ignorando a demanda das entidades da sociedade civil, a Arsesp fez o que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) mandou. Aprovou a cobrança a tarifa de contingência da água, também chamada de multa, ou sobretaxa, já em vigor em 31 cidades atendidas pela Sabesp, inclusive São Paulo.
Em 9 de janeiro, o deputado estadual João Paulo Rillo, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), entrou com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE-SP) pedindo a apuração de atos de improbidade cometidos por agentes públicos que decretaram a cobrança da multa sem respeitar o que determina a lei. 
“A cobrança da multa sem obedecer os requisitos legais para a sua implementação mostra desvio de finalidade”, atenta Rillo ao Viomundo.
“A tarifa de contingência é um meio para cobrir custos adicionais decorrentes da escassez de água”, observa Rillo ao Viomundo. “Só que o governo do Estado não apresentou plano de contingenciamento nem de racionamento.”
“Alckmin determinou a multa como meio coercitivo de inibição de consumo. O governador apenas quer  punir os consumidores sem cumprir o que determina a lei”, acusa Rillo.
Em português: Alckmin quer cobrar a multa sem ter feito a sua lição de casa.
A representação de Rillo está sendo apreciada pelo promotor Válter Foleto Santim, da Promotoria do Patrimônio Público e Social do MPE-SP.  Ela é contra os agentes públicos envolvidos na edição técnica da tarifa de contingência: Benedito Braga, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos; José Luiz Lima de Oliveira, presidente da Arsesp; Dilma Penna, na época presidente da Sabesp.Agricultores,  indústria, condomínios e shoppings também serão abrangidos pela tarifa de contingência.
Veja a íntegra da entrevista e também da representação nesta reportagem

OUTRA IRRESPONSABILIDADE  POLÍTICA DE ALCKMIN E SABESP PARA ENFRENTAR CRISE HÍDRICA HÁ MAIS DE UM ANO, QUE PODE LEVAR O ESTADO AO CAOS, TEM QUE SER APURADA
Estadão - 29/01/2015
Rodízio de 24h sem água, proposto há 1 ano, economizaria 12,3% do Cantareira
Estado considerou a medida, que atingiria somente regiões abastecidas pelo principal manancial paulista, ‘tecnicamente inadequada’; a proposta poderia ter resultado em uma economia de 120 bilhões de litros em 2014 (o que supera a segunda cota do volume morto)

PROPOSTA DE RACIONAMENTO EM SP - ATÉ 5 DIAS SEM ÁGUA POR SEMANA - É CONSEQUÊNCIA DIRETA DA FALTA DE PLANEJAMENTO, DA INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA E DA IRRESPONSABILIDADE POLÍTICA DO GOVERNO ALCKMIN E DA SABESP, AFIRMA ARTICULISTA DA FOLHA
Folha - 29/01/2015
Falta de água e de respeito - por Rogério Gentile
Na maior cidade de um país que possui cerca de 12% das reservas de água doce do mundo, ainda que concentrada em sua maior parte na Bacia Amazônica, racionamento de cinco dias não pode ser encarado como uma mera fatalidade, decorrente da pouca colaboração do céu.
É uma consequência direta da falta de planejamento, da incapacidade administrativa e da irresponsabilidade política, problemas, aliás, que não são exclusivos do Estado. Não foi por falta de avisos, como provam dezenas de estudos sobre o consumo exagerado na região metropolitana e a baixa disponibilidade hídrica, que São Paulo chegou aonde chegou --uma cidade onde moradores precisam recorrer a água da sarjeta para garantir a descarga nos banheiros.
A própria divulgação do esquema draconiano de racionamento é um sintoma do despreparo do governo paulista para lidar com questões importantes.
Não foi o governador, nem o secretário de Recursos Hídricos, nem o presidente da Sabesp que anunciou publicamente a possibilidade de se adotar a medida.
Foi um funcionário de segundo escalão da empresa que falou sobre o assunto, sem prestar grandes explicações ou informações complementares, durante uma inspeção em uma obra na qual Alckmin fez questão de utilizar um bonezinho da Sabesp.
Além de chuva, São Paulo precisa de bom senso e respeito

RACIONAMENTO EM SP, DE ATÉ 5 DIAS SEM ÁGUA, COMEÇA EM ABRIL
Folha - 29/01/2015
Governo Alckmin projeta para abril início do rodízio
Sem modelo definido, medida pode deixar Grande SP até 5 dias seguidos sem água
Racionamento pode começar apenas em região abastecida pelo Cantareira, que atende 6,2 milhões de pessoas

PREFEITOS COBRAM PLANO DE CONTINGÊNCIA DE ALCKMIN E SABESP
Estadão - 29/01/2015
Grande SP avalia multa por lavar calçada
Em reunião com secretário, 30 prefeitos aceitaram levar proposta do Estado adiante, mas cobraram plano de contingência e informações

PRENÚNCIO DO CAOS
Uol - 29/01/2015
Dívidas, seca e dengue cancelam Carnaval em 15 cidades do interior de SP
Pelo menos 15 cidades paulistas decidiram cancelar ou cortar atividades nas festividades de Carnaval por causa de falta de água, dinheiro ou necessidade de priorizar o combate à dengue

LADRÃO DE ÁGUA E A EMPULHAÇÃO DE ALCKMIN
Viomundo
Antonio Mello: Quem é o maior ladrão de água em São Paulo?
Para tentar tirar o corpo fora, o governador Alckmin e a Sabesp estão querendo criar uma rede de intrigas entre vizinhos para que um denuncie o outro por lavar o carro, a calçada ou dar descarga demais.
Isso tudo é uma impostura. E explico por quê:
31% de toda a água de São Paulo é desperdiçada, vai para o lixo, graças aos vazamentos que a Sabesp não corrigiu.
Sobram 69%. Destes,a agricultura fica com 70% deles. A indústria com 22% e o consumidor, que está sendo apontado como vilão esbanjador, com míseros 8% – ou seja, em torno de 5,6% do total da água distribuída

HUMOR E PROTESTO
Viomundo
“Sereias do Cantareira” faz marchinha e clipe contra falta de água em SP
Neste sábado (31), na Praça Victor Civita, na Zona Oeste, o bloco independente "Sereias da Cantareira" disputa o concurso de marchinhas de SP.
A estreia oficial do bloco ocorrerá no dia 7 de fevereiro, na Rua Gravataí, centro de São Paulo, que fica próxima à Igreja da Consolação (clique aqui).
Participe

ESPORTES

ELEIÇÕES NO CORINTHIANS
Terra
Candidato admite: Corinthians gastou mais do que podia
Apesar de contar com o apoio do atual presidente do Corinthians e fazer elogios a ele, Roberto de Andrade admitiu, em entrevista ao Terra, nesta quarta-feira, uma falha grave: o Corinthians gastou mais do que podia e por isso vive uma situação financeira complicada atualmente. O clube tem tido dificuldades para pagar os direitos de imagem dos jogadores

KFOURI: TITE CAIU NUMA ESPARRELA?
TV Folha
'Tite pode ter caído na mesma armadilha do Felipão', diz Juca Kfouri
De volta ao Corinthians depois de um ano "sabático", Tite encara seu primeiro desafio a frente do time alvinegro contra o Marília, no domingo (1º), às 17h, na primeira rodada do Campeonato Paulista. Já na quarta-feira (4), comanda a equipe diante do Once Caldas (COL) pela pré-Libertadores.
Juca Kfouri, colunista da Folha, afirmou ter se surpreendido com a escolha do treinador em retornar ao clube onde já "conquistou tudo".
"Tite pode ter caído na mesma armadilha do Felipão, que era o técnico do penta. Agora, por mais que isso soe injusto, o Felipão é o técnico do 7 a 1", disse o jornalista em bate-papo transmitido ao vivo pela "TV Folha" nesta quarta-feira (28)

Postar um comentário

0 Comentários