Unidade de saúde é aberta sem médico e sem raio-X

Isabela Palhares

do Agora
Sem ortopedistas, cirurgiões, pediatras e até mesmo sem aparelho de raio-X, começou a funcionar ontem a segunda UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São Paulo.
Localizada na Vila Santa Catarina, a unidade deve atender 300 mil habitantes da região do Jabaquara, na zona sul da cidade.
A UPA foi inaugurada no sábado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Apesar disso, o Ministério da Saúde disse que não colaborou financeiramente na construção da UPA e não tem responsabilidade na gestão.
O atendimento só começou na manhã de ontem, e de forma parcial, já que muitos pacientes foram encaminhados a outras unidades por falta de profissionais.
Resposta
Por telefone, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde disse que não custeou nada da obra ou dos equipamentos da UPA da Vila Santa Catarina e que a responsabilidade sobre a unidade é da Prefeitura de São Paulo.
Resposta 2
A Secretaria Municipal da Saúde informou que irá concluir a contratação dos funcionários para a UPA da Vila Santa Catarina nos próximos dias.
Mas não informou quantos profissionais devem ser contratados.
Disse apenas que os dois pediatras faltaram ontem.
Sobre o raio-X, disse que a instalação não foi concluída a tempo e que um aparelho portátil foi encaminhado para a UPA na tarde de ontem.
A prefeitura disse que cadastrou a UPA para receber verba mensal de custeio do governo federal, mas não informou quando isso começa.

Postar um comentário

0 Comentários