Aécio: “Vejo em Nárcio virtudes que o colocam como um dos mais completos homens públicos do seu tempo”; veja o vídeo com os elogios ao preso


31 de maio de 2016 às 15h48-viomundo

Captura de Tela 2016-05-31 às 15.47.11
Ex-presidente do PSDB de Minas é preso acusado de corrupção
Filho do ex-deputado preso nesta segunda-feira votou a favor do impeachment de Dilma enaltecendo a honestidade do pai
O ex-presidente do PSDB de Minas Gerais Narcio Rodrigues (PSDB-MG) foi preso nesta segunda (30) na Operação Aequalis, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais, informou o jornalFolha de S.Paulo.
A operação investiga o desvio de recursos na construção do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex) em Frutal, cidade natal e reduto eleitoral de Narcio Rodrigues.
Rodrigues foi secretário de Ciência e Tecnologia do governo Antonio Anastasia (2011-2014). Ele também foi deputado federal por cinco mandatos e ocupou a vice-presidência da Câmara no biênio 2007-2008.
O ex-deputado, que teve prisão preventiva decretada, foi levado a uma das sedes do Ministério Público por volta das 8h e transferido às 13h20 para fazer exame de corpo delito.
Rodrigues não quis falar com a imprensa. Segundo a Polícia Militar, ele ficará preso no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional.
Rodrigues era considerado o homem forte do governo Anastasia. A investigação teve início com uma auditoria da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais.
Em nota, o governo atual, comandado pelo petista Fernando Pimentel, diz que foram investigados convênios de transferências de recursos federais e outras parcerias todos firmados entre 2007 e 2014, nos governos de Aécio Neves e Anastasia.
“Os relatórios da auditoria foram encaminhados ao Ministério Público Estadual para as providências necessárias”, disse o comunicado. A Operação foi batizada de Aequalis, e significa “igualdade”, em latim.
Narcio Rodrigues é pai do deputado federal  Caio Nárcio (PSDB-MG).
Na sessão do dia 17 de abril, o tucano, enrolado em uma bandeira do Brasil, votou a favor do afastamento da presidenta Dilma Rousseff enaltecendo a honestidade do pai: “Por um Brasil aonde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não eram possibilidade, eram obrigação”, disse Caio. “Verás que um filho teu não foge à luta”.
Além do ex-deputado, também foi preso o empresário Maurílio Bretas, dono da Construtora CWP (Construtora Waldemar Polizzi), que pertenceu a parentes de Anastasia até quatro meses antes de ele assumir o governo mineiro em 2010.
Em abril o jornal Folha de S.Paulo revelou que a empresa era investigada por ser beneficiária de desvios de R$ 8,6 milhões do Hidroex e por ter deixado de pagar aos cofres públicos uma taxa de fiscalização da licitação no valor de cerca de R$ 400 mil.
No processo licitatório, a CWP despontou como vencedora por ser a única entre as cinco participantes que apresentou responsável técnico com capacitação suficiente para a obra.
Apesar de já ter vendido a CWP, foi o próprio Waldemar Anastasia Polizzi, primo em primeiro grau do senador tucano, quem ocupou assinou a documentação como responsável pela obra.
O senador Anastasia hoje é o relator do processo de impeachment de Dilma no Senado.
Operação prende ex-secretário de Antonio Anastasia em BH
Uma operação do Ministério Público (MP), em parceria com a batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) da Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal, é realizada nesta segunda-feira (30) na região Centro-Sul de Belo Horizonte, em Frutal, no Triângulo Mineiro, e em São Paulo.
Os mandados de prisões temporárias, que duram cinco dias, partiram da comarca de Frutal. Foram realizadas seis prisões, sendo quatro em Belo Horizonte, uma em Uberaba, no Triângulo, e outra em São Paulo.
Entre os detidos está o político Nárcio Rodrigues (PSDB), ex-presidente do PSDB de Minas e ex-secretário de Estado na gestão de Anastasia (PSDB), entre 2011 e 2014.
Além do tucano, o empresário Maurílio Reis Bretas foi detido na capital. Em São Paulo também foi realizada uma prisão, mas a identidade do investigado não foi divulgada. Um outro suspeito ainda é procurado em São Paulo.
Nárcio Rodrigues foi levado ao prédio da Promotoria de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público estadual na manhã desta segunda. Ele já se encontrava no local às 9h50.
O filho do ex-secretário, o deputado federal Caio Nárcio (PSDB), disse à reportagem que a família ainda não possui informações completas do processo, mas apontou perseguição política. Ele está com o pai no Ministério Público.
Após sair do MP, Rodrigues foi encaminhado para a realização do exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da capital mineira.
Em seguida, ele será levado para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. No IML, Nárcio falou com exclusividade com a reportagem de O TEMPO e disse que tentam “inventar culpados”.
A reportagem de O TEMPO conversou com Nárcio Rodrigues na entrada do Instituto Médico Legal. Lá, ele disse que não sabe o motivo de ter sido preso. “Estamos em uma crise política, né? É preciso inventar culpados para nivelar por baixo”, afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários