Crise Moral e Etica


Vivemos uma crise de legitimidade do modelo político, por não corresponder às necessidades de participação e de mudança da sociedade civil; vivemos uma crise de representatividade dos partidos políticos tradicionais.  Antes da crise econômica ou política, vivemos no Brasil uma profunda crise moral e, entre outras razões, decorrente da fragilidade na nossa formação. A esperança de enriquecer fácil e a certeza da impunidade é maior do que o medo de ser pego, razão pela qual vale a pena arriscar.
A Ética se restringe ao campo particular do caráter e da conduta humana, à medida em que se relacionada a certos princípios morais, em termos gerais, a Ética e a Moral são valores do homem livre. A Moral, por seu turno, é o conjunto de normas que regulam o comportamento dos homens em Sociedade. No primeiro, Moral um conjunto de valores. Na ética, um conjunto de normas. A Ética é a forma pela qual o homem deve se comportar no meio social. É a ciência da conduta humana. Está ela intimamente relacionada ao caráter das pessoas. A Ética seria a ciência que estuda a conduta humana e a moral seria a qualidade desta conduta.
A ciência e a tecnologia se desenvolvem muito mais do que a existência humana interior. Porém, essas importantes e inegáveis conquistas do homem não proporcionam igual evolução no campo da ética e da moral. A grande disputa de espaços e a perene luta pelo poder brutalizam o homem, que passa a ver o seu semelhante como um oponente um competidor. A sociedade é dividida entre os que “pisam” e os que são “pisados” — colocando pessoas iguais em planos diferentes — os melhores providos de meios inexoravelmente irão conduzir o destino de seus semelhantes que possuem menos recursos. Os detentores de forte influência, considerando o poder econômico, social e demagógico conduzem as preferências de toda a sociedade. Mas, isso não significa que os menos favorecidos pela sorte usem como pretexto para justificar seus vícios e sua infelicidade.


Postar um comentário

0 Comentários