MEC atrasa renovação de contratos do Fies

247 – O Ministério da Educação (MEC), sob a gestão do governo de Michel Temer, atrasou a renovação dos contratos de seu programa de financiamento estudantil, o Fies. As renovações dos créditos, que normalmente acontecem em julho e agosto, desta vez podem atrasar para outubro, aponta reportagem do jornal Valor Econômico nesta sexta-feira 9.
Isso significa que os alunos continuam estudando, mas as faculdades já estão sem o repasse do governo pelos descontos das mensalidades desde julho último. Em muitas instituições de ensino, metade dos alunos usa o Fies para estudar, ou seja, meta da receita da faculdade vem do programa do governo. Atualmente, há cerca de 2 milhões de contratos do crédito universitário em vigência.
O atraso se deve a uma dívida do MEC com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal de ao menos R$ 700 milhões, que administram o programa. O orçamento aprovado do Fies deste ano é de R$ 18,7 bilhões. No primeiro semestre, o governo não atrasou nenhum pagamento do programa.

Postar um comentário

0 Comentários