Esquema de corrupção no DER desviou mais de R$ 5 mi, diz MP

25/11/2016 20h03 - Atualizado em 25/11/2016 20h05


Gaeco realizou operação na sede do DER em Bauru nesta 6ª feira.
Órgão informou em nota que está contribuindo com as investigações.

Do G1 Bauru e Marília
Mais de R$ 5 milhões foram desviados em um esquema de corrupção envolvendo funcionários do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e quatro empresas de engenharia, segundo o Ministério Público que investiga o caso. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, o Gaeco, realizou operação na sede do órgão em Bauru (SP) na manhã desta sexta-feira (25).
Gaeco fez operação em Bauru (Foto: Reprodução/TV TEM)Gaeco fez operação em Bauru
(Foto: Reprodução/TV TEM)
De acordo com a investigação, funcionários do departamento estariam envolvidos em um esquema de fraude nos contratos feitos entre o DER e as empresas. Cinco engenheiros foram detidos, três deles funcionários do DER, todos são suspeitos de participar do golpe.
A assessoria de imprensa do DER informou em nota que está contribuindo com as investigações para apurar a existência de supostas irregularidades.
Os detidos foram encaminhados para a sede do Gaeco para prestar depoimento. No fim da tarde de sexta-feira, a Justiça concedeu alvará de soltura para um dos suspeitos. Os demais permanecem detidos.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede do departamento em Baurue também em Maringá no Paraná. A ação teve apoio das polícias Militar e Civil. Computares, dinheiro e veículos foram apreendidos.
Ainda de acordo com as investigações, o grupo agia desde 2010 na adulteração de quilometragens rodadas pelas viaturas de apoio aos usuários de rodovias na região de Bauru e Jaú, gerando um superfaturamento no repasse feito pelo Estado às empresas envolvidas. Parte desses valores eram repassados a três engenheiros do DER que seriam responsáveis pela fiscalização da execução do contrato, aponta a investigação.
Polícia Militar dá apoio à operação no Departamento de Estradas de Rodagem (Foto: Carolina Abelin/ TV TEM)PM deu apoio à operação no Departamento de Estradas de Rodagem (Foto: Carolina Abelin/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários