Filhos e netos do Bolsa Família derrotam a pobreza e chegam à universidade; veja trailers de Questão de oportunidade, que será lançado hoje

vimundo

29 de março de 2017 às 13h49

  
Ana Fonseca, no centro, ladeada pelos valentes Fernanda Sousa, Juliana Mota, Luiz Neto, Lucas Sousa e  Igor do Nascimento
por Conceição Lemes
Thereza Christina Brino é mais que amiga queridíssima, é uma irmã.
Anos atrás, Kika, como é mais conhecida, coordenou um projeto mundial que mexia com educação e informática.
Por conta dele, Thereza, que é paulistana, percorreu mais de 150 países e grande parte do Brasil, inclusive o interior do Ceará.
Ficou — e é até hoje — fascinada pelo povo do Ceará: “Aproveitam toda migalha, transformam cada uma nos melhores pães do mundo e, ainda, dividem”.
O filme Questão de oportunidade, que será lançado nesta quinta-feira (29/03), em Sobral, no auditório do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC),  comprova  cabalmente isso.
Da pesquisadora Ana Fonseca e da cineasta Verônica Guedes, o filme tem como astros e estrelas estes valentes jovens cearenses:
Luiz Neto, 24 anos,
Juliana do Nascimento Mota, 29
Fernanda Maria Sousa, 23
Pedro Igor do Nascimento, 19
Lucas Alves de Sousa, 20
Como leões e leoas, os cinco lutaram com unhas e dentes para ingressar num mundo interditado para todas as gerações de suas famílias: a universidade.
Filhos e netos  de empregadas domésticas e camponesas,  beneficiárias do Bolsa Família, eles foram além do que sonhavam. Simplesmente ingressaram na concorrida Universidade Federal do Ceará.
“Em dezembro de 2016, a convite da UFC, dei uma palestra no campus de Sobral sobre desigualdades”, conta-nos Ana.
“No final, vários estudantes se aproximaram e começaram a falar do quanto suas famílias deram duríssimo para que conseguissem uma vaga no ensino superior”, prossegue.
“Depois, me surpreenderam ainda mais, relatando as adversidades que enfrentaram  devido ao fosso econômico-social-cultural existente entre eles e os demais alunos  da UFC e como aproveitaram cada chance que tiveram”, emociona-se.
“Me encantei com as histórias. Afinal, evidenciam a importância dos programas sociais quanto ao protagonismo do público-alvo”,  salienta.
“Achei que muito mais gente precisava conhecê-las, precisava virar filme”, relembra.
Assim, nasceu a ideia do filme Questão de oportunidade. Ao voltar do Ceará, Ana saiu à cata de recursos financeiros.
Com trabalho voluntário e doações, três  meses depois ele se tornou realidade.
O argumento e a produção do filme são de Ana. A direção, de Verônica Guedes.
Ana Fonseca  é conhecida como a mãe do Bolsa Família.
Formada em História,  mestrado em História Social e do Trabalho e  doutorado em História Social na área de família e relações de gênero, ela é, desde 1987,  pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp.
Em 2004, após implantar o Programa Bolsa Família e suas diretrizes básicas, saiu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Voltou ao governo em 2011, a pedido da então presidenta Dilma Rousseff, para desenhar e implantar o Plano Brasil Sem Miséria, à frente do qual ela esteve durante o primeiro ano.
Entre uma participação e outra nos governos Lula e Dilma, atuou em diversos países da América Latina, colaborando com programas nacionais e locais de transferência de renda.
Ana é cearense da gema, convicta e orgulhosa de ser nordestina do Ceará.
Por atuar na Unicamp,  vive há muitos anos em Campinas, mas frequenta Fortaleza e o seu estado assiduamente.
É gestora do tipo que vai para a fila dos pobres para ver como é que é, conversar com as pessoas, indagar, checar.
O filme tem 18 minutos. Imperdível.
Além de depoimentos dos cinco jovens e seus familiares,  o filme conta com ricos depoimentos dos gestores da UFC: Vicente de Paulo Teixeira Pinto, diretor do campus de Sobral; e Denise Silva, coordenadora do curso de Psicologia e do Laboratório de Estudos da Desigualdade.
A partir das 21h de hoje, o filme estará disponível na página do Questão de oportunidade, no Facebook:
Mas já é possível assistir a cinco trailers com duração média de 1’30.

Postar um comentário

0 Comentários