Relatório da Reforma Trabalhista será lido amanhã


FONTE

Ao contrário do compromisso que assumiu com as Centrais Sindicais, em reunião no seu gabinete, em Brasília, no último dia 09 de maio, e da nota que publicou na última quinta-feira (18), o relator da reforma trabalhista, senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) anunciou hoje (22) que vai apresentar seu relatório sobre a reforma trabalhista na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) agendada para as 8h30 de amanhã, terça-feira (23).
Na reunião com as centrais sindicais Ferraço havia destacado que estaria aberto a realizar um debate tranquilo e democrático, onde pudesse haver contribuições de todos os setores envolvidos. O relator também havia dito que a reunião tinha o objetivo de pactuar alguns procedimentos e que seu compromisso era com o diálogo e que não tinha pretensão de atropelar a tramitação em três comissões: Assuntos Econômicos (CAE), Assuntos Sociais (CAS) e Constituição e Justiça (CCJ).
Em suas palavras, o senador capixaba disse que “se houver pedido de urgência, voto contra. Se mesmo com meu voto contrário, a urgência for aprovada, entrego a relatoria”.
Já na última quinta-feira, em nota, o relator disse que “diante da gravidade do momento que vive o país, o bom senso determina que é necessário priorizar a solução da crise institucional, para depois darmos desdobramento ao debate relacionado à reforma trabalhista. Portanto, na condição de relator do projeto, anuncio que o calendário de discussões está suspenso”.
Entretanto, na tarde de hoje, após reunião da bancada do PSDB no Senado, Ferraço mudou seu discurso e marcou para amanhã de manhã a leitura do relatório, afirmando que é preciso separar a crise do governo dos interesses nacionais.
Na prática, a atitude do relator segue o mesmo rumo de tramitação que ocorreu na Câmara, que desconsiderou o debate sobre os prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras que o PLC 38/2017 acarretará, rasgando a CLT, que assegura os direitos trabalhistas.
Diante da urgência do momento e dos imensuráveis ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, é preciso ganhar as ruas e empenhar todo o esforço na luta contra as reformas. Dia 24, o #OcupeBrasília deve simbolizar apenas o primeiro passo para as gigantescas lutas que urgem.
De Brasília, Sônia Corrêa – Portal CTB

Postar um comentário

0 Comentários