Wadih Damous: O povo disse não ao roubo de direitos, ao golpe e à manipulação da Globo


30 de abril de 2017 às 22h53

viomundo
Brasil disse não ao roubo de direitos e ao golpe
por Wadih Damous
Neste dia 28, os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil fizeram história.
Cerca de 35 milhões de brasileiros participaram da greve geral e das manifestações convocadas pelas centrais sindicais.
Agora, a luta pela reconquista da democracia alcança outro patamar.
O caminho é em linha reta até que os coveiros do regime democrático sejam derrotados e os direitos da classe trabalhadora e do povo respeitados.
O povo protagonizou a maior greve geral já ocorrida no país porque não aceita que a camarilha de bandidos que se instalou no Palácio do Planalto continue roubando seu dinheiro e seus direitos; porque sabe que as reformas de Temer destroem seu presente e comprometem seu futuro; porque não tolera um governo que já produziu 14 milhões de desempregados; porque despertou para a urgência de pôr um freio na entrega das riquezas nacionais aos estrangeiros.
O sucesso da greve representa uma amarga derrota para o monopólio midiático brasileiro liderado pela Globo.
Além do papel destacado no consórcio do golpe, a mídia velhaca dita a agenda do governo golpista e aplaude entusiasticamente as reformas trabalhista e previdenciária mesmo diante de todas as evidências de que elas levarão de roldão as mais comezinhas conquistas históricas da cidadania, da legislação trabalhista de Vargas aos governos de Lula que tiraram da miséria 40 milhões de pessoas, passando pela Constituição cidadã de 1988.
A cobertura da greve geral feita pelos veículos das Organizações Globo atingiram as raias do ridículo e do patético.
Não que se esperasse quaisquer resquício de respeito a premissas básicas do bom jornalismo, há muito abandonados pelo conglomerado da família Marinho, mas classificar um movimento de envergadura nacional que mobilizou milhões de trabalhadores como mera “baderna sindical” é de uma pobreza de espírito de dar dó.
O Brasil todo ou participou ou viu a greve acontecer diante de seus olhos. Mas a Globo aposta na autoimolação, na desmoralização completa.
Deu gosto circular pela cidade do Rio acompanhando a greve e os atos promovidos pela classe trabalhadora.
Seja no Aeroporto Santos Dumont, obrigado a cancelar dezenas de voos, no Sindicato dos Estivadores, cujos trabalhadores enfrentaram de cabeça erguida a invasão da polícia a serviço do capital e da reação; no ato dos enfermeiros e demais servidores da saúde do Instituto de Traumatologia e Ortopedia ou no Palácio Guanabara e na Alerj, lado a lado com os servidores no protesto contra a roubalheira e o não pagamento dos salários, pude testemunhar a força e a determinação classista e patriótica que impulsionaram a greve.
E os resultados já se fazem notar. Senadores nos emitem sinais de que a aprovação da reforma trabalhista no Senado não será propriamente um passeio no parque, uma vez que um grande número deles não se curvará ao lixo votado na Câmara.
As centrais sindicais serão chamadas a opinar e o debate será retomado. O governo caminha também para a derrota com seu projeto de reforma da Previdência.
Tudo indica que os bandidos não terão apoio suficiente para aprovar o fim da aposentadoria das pessoas.
No fim do dia, a Polícia Militar dissolveu de forma criminosa a manifestação pacífica convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais.
Agindo como jagunços os policiais despejaram bombas a granel sobre a multidão, chegando ao ponto de jogá-las no palco onde eu me encontrava junto com outros colegas parlamentares, dirigentes sindicais e dos movimentos sociais.
Em mais uma demonstração cabal de que vivemos em pleno estado de exceção, a PM não só acabou com protesto legal, pacífico e amparado pela Constituição da República, como perseguiu as dezenas de milhares de homens e mulheres que tentavam deixar o local atirando-lhes bombas e balas de borracha.
Essa ação truculenta e fascista dá bem uma dimensão do nível de degradação a que chegou o governo Pezão.
Não bastasse chafurdar no fundo do poço da corrupção e da incompetência, o governo do estado vai adquirindo notório saber no quesito agressão covarde a gente que luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Wadih Damous, deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ
Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários