TCE encontra comida vencida e até pombos junto a merenda de escolas públicas de SP

Tribunal de Contas fez visita surpresa a 250 escolas das redes municipais e estadual de São Paulo e encontrou uma série de irregularidades em refeitórios e na conservação da comida.

Por G1 SP, São Paulo
 

Refeitório de alunos e pombos em escola pública em São Paulo (Foto: Divulgação/TCE)Refeitório de alunos e pombos em escola pública em São Paulo (Foto: Divulgação/TCE)
Refeitório de alunos e pombos em escola pública em São Paulo (Foto: Divulgação/TCE)
Uma fiscalização-surpresa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou uma série de irregularidades na merenda de escolas públicas de São Paulo. Alimentos fora do prazo de validade, latas de comida enferrujadas, goteiras e até pombos foram encontrados dentro de refeitórios que recebem os alunos das redes municipais e estadual (veja o relatório).
A auditoria, que foi realizada na terça-feira (15) em 250 escolas de 210 cidades paulistas (veja lista), mostrou que quase ¼ das instituições de ensino não armazenam os mantimentos de maneira apropriada, e que mais de 80% delas estão com o alvará da Vigilância Sanitária vencido. O documento garante que as determinações legais de higiene estão sendo seguidas. Foram visitadas 157 escolas municipais, 82 estaduais e 11 Etecs.
Agentes do tribunal encontraram produtos alimentícios vencidos em 12 escolas. As unidades não foram identificadas no relatório preliminar. Em uma delas, da rede estadual na capital, havia mais de 3 mil unidades de bebida láctea que ou estavam fora de validade ou venciam exatamente no dia da visita. Já em outras, os fiscais acharam sacos de feijão vencidos há dois meses.
Feijão vencido era guardado junto com outros alimentos servidos a crianças de escolas públicas de SP (Foto: Divulgação/TCE-SP)Feijão vencido era guardado junto com outros alimentos servidos a crianças de escolas públicas de SP (Foto: Divulgação/TCE-SP)
Feijão vencido era guardado junto com outros alimentos servidos a crianças de escolas públicas de SP (Foto: Divulgação/TCE-SP)
As escolas públicas de São Paulo também deixaram a desejar no quesito segurança contra incêndios, de acordo com o TCE. 90% dos colégios vistoriados não possuem o alvará obrigatório do Corpo de Bombeiros. Além disso, extintores vencidos e hidrantes sem mangueiras são as opções para combater possíveis incêndios em algumas unidades.
Latas enferrujadas, goteiras, hortaliças sem refrigeração, alimentos armazenados em meio a produtos de limpeza, equipamentos de cozinha quebrados e a presença de insetos e pombos em refeitórios foram outras irregularidades flagradas pelos fiscais na rede pública de ensino. Até garrafas de bebidas alcoólicas estavam armazenadas em meio a itens da merenda.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ressaltou que "as visitas do Tribunal de Contas do Estado sempre são respondidas pela Pasta e todas as escolas têm sido acompanhadas de modo que os programas sejam aperfeiçoados. A Secretaria se mantém à disposição do órgão, que até o momento não notificou sobre a fiscalização mencionada pela reportagem".
"Todas as unidades contam com extintores e outros equipamentos necessários para o combate a incêndios, assim como brigadas formadas pela Escola de Formação e Aprimoramento da Secretaria. A Educação mantém um Termo de Ajustamento de Conduta em vigor com o Ministério Público de São Paulo que prevê a obtenção de Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros para todas as escolas estaduais", diz a nota.
Fiscais encontraram barata morta na cozinha de escola pública de SP (Foto: Divulgação/TCE-SP)Fiscais encontraram barata morta na cozinha de escola pública de SP (Foto: Divulgação/TCE-SP)
Fiscais encontraram barata morta na cozinha de escola pública de SP (Foto: Divulgação/TCE-SP)


Postar um comentário

0 Comentários