18/04/2022

Bolsonaro pede ajuda à diretora da OMC para garantir acesso a fertilizantes ao Brasil

 


Sanções contra Rússia e Bielorrússia afetaram importação dos insumos ao agronegócio brasileiro

www.brasil247.com -
(Foto: Reuters)
 

247 - Jair Bolsonaro (PL) pediu, nesta segunda-feira, 18, ajuda à Organização Mundial do Comércio (OMC) para garantir o fluxo de fertilizantes para o País. Com a guerra na Ucrânia, a Rússia, um dos maiores exportadores de fertilizantes do mundo, foi sancionada, complicando o mercado de fertilizantes no mundo.

As sanções também complicaram a principal aliada dos russos, a Bielorrússia, que está entre os principais exportadores dos insumos ao agronegócio brasileiro.

Bolsonaro lançou um plano nacional de fertilizantes e tenta obter fornecedores alternativos para evitar impactos na produção de alimentos no campo e inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, “a ajuda diplomática da OMC foi discutida em Brasília, durante audiência reservada de Bolsonaro com a diretora-geral da OMC, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala. Ela teve apoio do Brasil para chegar ao cargo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a reportagem, ela sinalizou ser favorável, mas disse que precisa submeter a proposta brasileira à consideração dos demais membros da OMC. “Precisamos dialogar com os membros para ver como avançar. Vamos ver que tipo de apoio essa ideia receberá”, afirmou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A questão é superar os limitantes em decorrência da guerra para que alimentos e fertilizantes tenham circulação, se não teremos mais escassez e mais fome”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário