15/06/2022

Petrobrás reduz produção de energias renováveis e vai na contramão do mundo, dizem petroleiros

 


Estatal vem reduzindo investimentos em energias renováveis desde o golpe de 2016, que resultou na deposição da presidente Dilma Rousseff

www.brasil247.com -
(Foto: Ari Versiani/PAC | Flávio Emanuel/Agência Petrobras | Alan Santos/PR | Marcos Corrêa/PR)
 

247 - Um levantamento realizado pelo Observatório Social do Petróleo, ligado à Federação Nacional dos Petroleiros, aponta que a Petrobrás vem reduzindo sua participação no segmento de energias renováveis desde o golpe de 2016, que resultou na deposição da presidente Dilma Rousseff (PT) e na ascensão dos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o documento ressalta que até 2016 a estatal mantinha quatro frentes de produção no campo das energias renováveis, com investimentos na geração de energia eólica, solar, a partir de biocombustíveis e em hidrelétricas.

>>> Petrobrás tem margem de lucro seis vezes maior do que concorrentes e suga renda dos brasileiros desde o golpe de 2016

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Desde então, houve privatizações que diminuíram a capacidade da estatal de produzir energia renovável, como as vendas de um complexo de energia eólica em Mangue Seco (BA) e a participação em uma hidrelétrica em Tocantins”, ressalta a reportagem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos efeitos do desmonte da companhia aparece na produção de biocombustíveis que passou de 16% em 2018 para apenas 4,81% em 2020. Por outro lado, a Petrobrás planeja aumentar em 19% a produção de petróleo até 2026, quando espera produzir 3,2 bilhões de barris diários do combustível fóssil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário